UMA TRAJETÓRIA FEMININA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: TÁTICA E AGÊNCIA

Autores

  • Sidélia Suzan Ladevig Garcia Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniel Machado da Conceição Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandre Fernandez Vaz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6356

Palavras-chave:

Agência. Educação técnico profissional. Mulheres. Tática.

Resumo

Questões de gênero, heteronormatividades e o machismo estrutural ainda estão arraigadas a comportamentos e atitudes que causam sofrimento ou exigem grande resiliência das mulheres. Se faz necessário ponderar sobre a inserção feminina no Ensino Técnico e Profissionalizante, discutindo desafios, resistências e táticas para efetivação de uma carreira profissional. Partindo de uma entrevista realizada de forma virtual com uma egressa da Escola Técnica Federal de Santa Catarina, da década de 1980, apresentamos sua trajetória de estudante, e pretendemos responder com esse trabalho: como a realização da formação Técnico em Mecânica para uma mulher significa uma ruptura do destino esperado? Sua trajetória é relevante para discutir os valores de feminilidade durante sua infância e juventude, os quais em certa medida são questionados ao escolher o curso de formação Técnico em Mecânica.

Biografia do Autor

Sidélia Suzan Ladevig Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2013). Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2004) e graduação em Tecnologia de Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário - Católica de Santa Catarina (2010) e graduação em Pedagogia pela Faculdade Unicesumar (2022). Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC/CED/UFSC).

Daniel Machado da Conceição, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor e Mestre em Educação (UFSC). Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais (UFSC). Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC/CED/UFSC).

Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências Humanas e Sociais (Leibniz Universität Hannover, Alemanha), Professor dos Programas de Pós-graduação em Educação e Interdisciplinar em Ciências Humanas/UFSC, Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq), Pesquisador 1C do CNPq.

Downloads

Publicado

30/07/2022

Como Citar

Garcia, S. S. L. ., Conceição, D. M. da ., & Vaz, A. F. . (2022). UMA TRAJETÓRIA FEMININA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: TÁTICA E AGÊNCIA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 157–173. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6356