ANÁLISE GRÁFICA DO COMPORTAMENTO DE DIVERSAS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS ATRAVÉS DE SUAS EQUAÇÕES MATEMÁTICAS DE REGRESSÃO: UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE COMPUTACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3541Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem de matemática; Sequências numéricas. Linhas de tendência.Resumo
Na contemporaneidade é cada vez maior a necessidade de desenvolver meios na prática educacional de modo que a teoria estudada esteja diretamente correlacionada com os instrumentos do século XXI. A transformação tecnológica no mundo moderno exige que a escola esteja preparada para novos desafios no processo educativo e principalmente na metodologia de ensino e aprendizagem de matemática. Este trabalho investiga o comportamento de algumas sequências numéricas matemáticas conhecidas através de um estudo de regressão utilizando Linhas de Tendência geradas pelo software Excel 2003. Metodologicamente, o trabalho consiste em gerar um conjunto de dados que possa analisar o comportamento das sequências numéricas estabelecendo uma melhor equação matemática de ajuste. A contribuição deste trabalho é bastante significativa para a área de tecnologia educacional e no processo de ensino e aprendizagem de matemática, pois relaciona sequências numéricas importantes da matemática com equações de regressão que melhor se aproxima do modelo ideal. Diante disto, espera-se que este trabalho possa gerar estímulos necessários para que outros pesquisadores possam buscar práticas educacionais que fortaleçam o processo de ensino e aprendizagem de matemática com o propósito de gerar conhecimentos e saberes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY