ANÁLISE GRÁFICA DO COMPORTAMENTO DE DIVERSAS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS ATRAVÉS DE SUAS EQUAÇÕES MATEMÁTICAS DE REGRESSÃO: UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE COMPUTACIONAL

Autores/as

  • Edel Alexandre Silva Pontes Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Elinelson Gomes de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Bruno Henrique Macêdo dos Santos Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3541

Palabras clave:

Ensino e aprendizagem de matemática; Sequências numéricas. Linhas de tendência.

Resumen

Na contemporaneidade é cada vez maior a necessidade de desenvolver meios na prática educacional de modo que a teoria estudada esteja diretamente correlacionada com os instrumentos do século XXI. A transformação tecnológica no mundo moderno exige que a escola esteja preparada para novos desafios no processo educativo e principalmente na metodologia de ensino e aprendizagem de matemática. Este trabalho investiga o comportamento de algumas sequências numéricas matemáticas conhecidas através de um estudo de regressão utilizando Linhas de Tendência geradas pelo software Excel 2003. Metodologicamente, o trabalho consiste em gerar um conjunto de dados que possa analisar o comportamento das sequências numéricas estabelecendo uma melhor equação matemática de ajuste. A contribuição deste trabalho é bastante significativa para a área de tecnologia educacional e no processo de ensino e aprendizagem de matemática, pois relaciona sequências numéricas importantes da matemática com equações de regressão que melhor se aproxima do modelo ideal. Diante disto, espera-se que este trabalho possa gerar estímulos necessários para que outros pesquisadores possam buscar práticas educacionais que fortaleçam o processo de ensino e aprendizagem de matemática com o propósito de gerar conhecimentos e saberes.

Biografía del autor/a

Edel Alexandre Silva Pontes, Universidad Tecnológica Intercontinental

Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). Professor do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL).

Elinelson Gomes de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor do Instituto Federal de Alagoas – Campus Rio Largo.

Bruno Henrique Macêdo dos Santos Silva, Universidade Federal de Alagoas

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Pontes, E. A. S. ., Oliveira, E. G. de ., & Silva, B. H. M. dos S. . (2021). ANÁLISE GRÁFICA DO COMPORTAMENTO DE DIVERSAS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS ATRAVÉS DE SUAS EQUAÇÕES MATEMÁTICAS DE REGRESSÃO: UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UM AMBIENTE COMPUTACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 951–966. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3541