DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NOS ANOS INICIAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Luiz Marcelino de Oliveira Veni Creator Christian University
  • Francisco Danilo Duarte Barbosa Veni Creator Christian University
  • Francineide Soares de Oliveira Veni Creator Christian University
  • Marcela Tarciana Cunha Silva Martins Universidade Federal da Paraíba
  • Gabriela Marcolino Alves Machado Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13807

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Transtorno do Espectro do Autismo. Covid-19.

Resumo

Esse artigo buscou elucidar a importância da educação inclusiva no processo de aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental com transtorno do espectro do autismo. Metodologicamente trata-se de um estudo bibliográfico, realizado nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico. Para tal utilizou os seguintes descritores: Educação Inclusiva. Transtorno do Espectro do Autismo. Anos Iniciais. A revisão bibliográfica abarcou os temas: “Panorama da educação inclusiva no Brasil”, “Visão geral do transtorno do espectro autista (TEA)”, “Perspectiva da educação inclusiva nos anos iniciais do ensino fundamental” e “Os desafios da educação inclusiva no processo de aprendizagem da criança com TEA durante o período pandêmico”. Conclui-se que ao longo do período pandêmico ficou ainda mais complexo trabalhar e desenvolver atividades com as crianças com TEA, visto que, tanto os professores, quanto os alunos e os familiares precisaram se adaptar a esta nova realidade, ou ao “novo normal”, e ainda necessitaram vencer as inseguranças quanto ao uso de tecnologias para que tivessem acesso aos conteúdos ministrados pelos professores, de modo que, conseguissem acompanhar juntamente com a turma de forma satisfatória, garantindo-lhes o aprendizado necessário.

Biografia do Autor

Luiz Marcelino de Oliveira, Veni Creator Christian University

Doutorando em Ciências da Educação. Veni Creator Christian University. 

Francisco Danilo Duarte Barbosa, Veni Creator Christian University

Doutorando em Ciências da Educação. Veni Creator Christian University. 

Francineide Soares de Oliveira, Veni Creator Christian University

Mestre em Ciências da Educação. Veni Creator Christian University. 

Marcela Tarciana Cunha Silva Martins, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (2009). 

Gabriela Marcolino Alves Machado, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. (2019). 

 

Downloads

Publicado

2024-05-06

Como Citar

Oliveira, L. M. de, Barbosa, F. D. D., Oliveira, F. S. de, Martins, M. T. C. S., & Machado, G. M. A. (2024). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NOS ANOS INICIAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 709–722. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13807