DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM TEA, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maria Antônia Barreiros de Moura Christian Business School
  • Antônia Cristiane Barreiros de Moura Christian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20776

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Formação docente. Transtorno do Espectro Autista. Ensino Fundamental. Desafios pedagógicos.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar os desafios e possibilidades da formação docente voltada para a educação de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental, discutindo-se, neste particular, as características do TEA, a necessidade de políticas inclusivas efetivas e o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem. Aborda, ainda, a importância de metodologias diferenciadas, a utilização de tecnologias assistivas, além da capacitação emocional e pedagógica dos educadores, destacando que, embora haja avanços no campo da educação inclusiva, persistem obstáculos relacionados à formação profissional, à adaptação curricular e à estrutura das escolas. Logo, no decorrer da pesquisa é ressaltado que o professor precisa articular conhecimentos teóricos e práticos, associando recursos pedagógicos inovadores e estratégias de observação individualizada para atender às especificidades de cada estudante. Além disso, evidencia-se que a inclusão não pode ser tratada apenas como formalidade legal, mas como compromisso ético e pedagógico que exige a participação de toda a comunidade escolar. Desta forma, a reflexão aponta que, quando bem conduzida, a educação inclusiva beneficia não apenas os alunos com TEA, mas toda a coletividade, ao estimular valores de respeito, empatia e cidadania, concluindo-se, por conseguinte, que a inclusão escolar do aluno autista demanda mudanças estruturais, pedagógicas e sociais, com enfoque na valorização da diversidade e no direito à educação de qualidade para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Antônia Barreiros de Moura, Christian Business School

Mestranda em ciências da educação pela Christian Business. Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Professora da rede estadual do Amazonas.

Antônia Cristiane Barreiros de Moura, Christian Business School

In memoriam. Mestranda em ciências da educação pela Christian Business. Graduada em ciências agrárias pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM. Licenciada em pedagogia – FAEL. Professora da rede municipal.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Licenciatura em plena em ciências biológicas. Doutor em biologia pela UFPE. Professor. Orientador da Christian Business School.

Downloads

Publicado

2025-08-22

Como Citar

Moura, M. A. B. de, Moura, A. C. B. de, & Coutinho, D. J. G. (2025). DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM TEA, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2581–2594. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20776