DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM TEA, NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20776Palavras-chave:
Educação inclusiva. Formação docente. Transtorno do Espectro Autista. Ensino Fundamental. Desafios pedagógicos.Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar os desafios e possibilidades da formação docente voltada para a educação de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental, discutindo-se, neste particular, as características do TEA, a necessidade de políticas inclusivas efetivas e o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem. Aborda, ainda, a importância de metodologias diferenciadas, a utilização de tecnologias assistivas, além da capacitação emocional e pedagógica dos educadores, destacando que, embora haja avanços no campo da educação inclusiva, persistem obstáculos relacionados à formação profissional, à adaptação curricular e à estrutura das escolas. Logo, no decorrer da pesquisa é ressaltado que o professor precisa articular conhecimentos teóricos e práticos, associando recursos pedagógicos inovadores e estratégias de observação individualizada para atender às especificidades de cada estudante. Além disso, evidencia-se que a inclusão não pode ser tratada apenas como formalidade legal, mas como compromisso ético e pedagógico que exige a participação de toda a comunidade escolar. Desta forma, a reflexão aponta que, quando bem conduzida, a educação inclusiva beneficia não apenas os alunos com TEA, mas toda a coletividade, ao estimular valores de respeito, empatia e cidadania, concluindo-se, por conseguinte, que a inclusão escolar do aluno autista demanda mudanças estruturais, pedagógicas e sociais, com enfoque na valorização da diversidade e no direito à educação de qualidade para todos.
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