JUSTIÇA E INCLUSÃO: O PAPEL DO TJPE NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Maria do Socorro Silva Fernandes Veni Creator Christian University
  • Marcela Tarciana Cunha Silva Martins Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19637

Palavras-chave:

Tribunal de Justiça. Transtorno do Espectro Autista. Direitos fundamentais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a atuação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) na efetivação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com ênfase na garantia da educação inclusiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, fundamentada em revisão bibliográfica e documental, além da análise de jurisprudências. O estudo evidencia que o TJPE tem assumido um papel central na consolidação do direito à educação para estudantes com TEA, por meio de decisões judiciais que determinam a matrícula em escolas regulares, a disponibilização de profissionais de apoio, adaptações pedagógicas e acesso a terapias complementares. Também se destaca a atuação institucional do Tribunal em programas de capacitação, articulação intersetorial e ações de conscientização, demonstrando compromisso com a inclusão e com os princípios constitucionais da dignidade humana e igualdade. Conclui-se que o TJPE tem contribuído para a construção de uma cultura jurídica mais sensível à diversidade, promovendo transformações significativas no campo da educação inclusiva. No entanto, persistem desafios estruturais, culturais e políticos que exigem a continuidade das ações integradas entre Judiciário, poder público e sociedade civil. A análise ressalta a importância do Judiciário como agente garantidor de direitos e promotor de justiça social.

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Biografia do Autor

Maria do Socorro Silva Fernandes, Veni Creator Christian University

Mestre em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Marcela Tarciana Cunha Silva Martins, Veni Creator Christian University

Professora Orientadora do Curso de Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

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Publicado

2025-06-09

Como Citar

Fernandes, M. do S. S., & Martins, M. T. C. S. (2025). JUSTIÇA E INCLUSÃO: O PAPEL DO TJPE NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 1518–1534. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19637