TEORIA X PRÁTICA: DISPARIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Alena Karine Andrade Oliveira Veni Creator Christian University
  • Marcela Tarciana Cunha Silva Martins Universidade Federal da Paraíba image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14890

Palavras-chave:

Disparidade. Formação. Práticas Pedagógicas.

Resumo

Esta pesquisa aborda a questão das disparidades na formação de professores, explorando como essas impactam a prática docente. O estudo investigou a existência de uma lacuna entre teoria e prática na formação de professores e como a ausência de experiências práticas pode resultar em insuficiência didática no processo de ensino e aprendizagem na Escola Municipal Fábio Corrêa de Oliveira Andrade, em Fazenda Nova, no município de Brejo da Madre de Deus-PE. Utilizando uma abordagem qualitativa, descritiva e de campo, os resultados indicam que a organização do contexto educacional está intimamente relacionada à aplicação de estratégias teóricas acadêmicas na prática escolar e na docência. Durante a formação acadêmica em pedagogia, são trabalhadas teorias de ensino que fundamentam a prática pedagógica por meio da articulação entre teoria e prática. Ferramentas são oferecidas aos professores durante esse processo para que possam aplicá-las em suas vivências nas salas de aula, promovendo um melhor desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Para que a formação docente seja realmente eficaz, é essencial combinar uma sólida base teórica com oportunidades contínuas de prática e reflexão. Portanto, é necessário um esforço colaborativo entre instituições de ensino superior, escolas e órgãos governamentais para desenvolver programas de formação que integrem efetivamente teoria e prática.

Biografia do Autor

Alena Karine Andrade Oliveira, Veni Creator Christian University

Mestranda pela Veni Creator Christian University (VCCU).

Marcela Tarciana Cunha Silva Martins, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

2024-07-18

Como Citar

Oliveira, A. K. A., & Martins, M. T. C. S. (2024). TEORIA X PRÁTICA: DISPARIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 2055–2069. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14890