A RELAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM A EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE EJA NO MUNICÍPIO DE SÃO MAMEDE-PB

Autores

  • Nilton Araújo Veni Creator Christian University
  • Marcilene Candeia Dantas Veni Creator Christian University
  • Marcela Tarciana Cunha Silva Martins Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5932

Palavras-chave:

Escrita. Evasão escolar. Modalidade EJA. Leitura.

Resumo

O objeto de estudo desta proposta de pesquisa está diretamente ligado as dificuldades de leitura e da escrita existentes no ciclo III da EJA, o que caracteriza um dos motivos que acarreta a evasão escolar, numa perspectiva da escola públicas do município de São Mamede-PB. A leitura proporciona ao indivíduo o conhecimento do mundo, da cultura e o acesso às informações em diferentes fontes. Todavia, é necessário desenvolver pesquisas que possibilitem um olhar diferenciado para a relação entre leitura, escrita e evasão escolar, com o propósito de inferir nas práticas educativas que corroborem para o desenvolvimento das habilidades necessárias dentro de cada ciclo na modalidade EJA. Dessa forma, objetivou verificar a relação da leitura e da escrita com a evasão escolar no ciclo III da EJA, na Escola Estadual Napoleão Abdon Nóbrega, em São Mamede-PB. Participaram da pesquisa os educandos, no qual o tipo de estudo foi descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos de pesquisa questionários, com questões objetivas e subjetivas. Os principais motivos citados, pelos participantes da pesquisa, que fariam os(as) educandos(as) a desistirem da EJA são: emprego; não ter alguém para ficar com meus filhos enquanto vai à; o marido (ou a esposa) pedir para abandonar os estudos; as aulas serem chatas e conteúdos complicados. Percebe-se que a estabilidade financeira é o fator preponderante que leva o educando da EJA, da Escola Napoleão Abdon da Nóbrega, a desistir de estudar.

Biografia do Autor

Nilton Araújo, Veni Creator Christian University

Doutor em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University-VCCU (2019); Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências e Letras do Paraná-PR (FACLE) (2016). Pós-graduado em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera-UNIDERP (2012). Possui Licenciatura em Geografia pela Fundação Francisco Mascarenhas-FFM em Patos-PB (1988). E- mail: niltondecelina@hotmail.com.

Marcilene Candeia Dantas, Veni Creator Christian University

Doutora em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University-VCCU (2020); Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação do Paraná-PR, (2016). Especialista em Direito Penal com capacitação para o Ensino Superior - Instituto Damásio de Direito (2019) em Patos-PB; Pós-graduada em Ciências Criminais e Segurança Pública pela Faculdade Integrada de Patos-PB (2014); Pós-graduada em Direito Administrativo e Gestão Pública com habilitação para o ensino superior pela Faculdades Integradas de Patos-PB (2013); Curso de Especialização em Educação pela UFCG- Campus VII em Patos-PB (1997). Bacharelada em Direito pela Faculdade Integrada de Patos-PB (FIP) (2013). Possui Licenciatura em Geografia pela Fundação Francisco Mascarenhas-FFM em Patos-PB (1991). E-mail:  enelicram39@yahoo.com.br.

Marcela Tarciana Cunha Silva Martins, Veni Creator Christian University

Doutora em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba-UPPB (2009); Mestre em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (2004); Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB (1999). Coordenadora Acadêmica e Professora da Veni Creator Christian University-VCCU. E-mail: marcela.tarciana@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Araújo, N. ., Candeia Dantas, M. ., & Martins, M. T. C. S. . (2022). A RELAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM A EVASÃO ESCOLAR NA MODALIDADE EJA NO MUNICÍPIO DE SÃO MAMEDE-PB. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 116–136. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5932