A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA LEI BRASILEIRA E NA PRÁXIS DOCENTE: ESBOÇO PARA UMA ECOLOGIA DAS DIGNIDADES PERMEADA PELA EVASÃO ESCOLAR

Autores

  • Sara Saionara Rodrigues Teixeira  Ferreira Emil Brunner University -Florida
  • Débora Araújo Leal Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15044

Palavras-chave:

Andragogia. Educação de Jovens e Adultos. Estudo de caso. Evasão escolar.

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa um dos pilares mais importantes da educação, e como um direito assegurado pela Constituição Federal e legislação própria, é de extrema importância que a modalidade cumpra com os seus deveres e assuma o compromisso educacional para com a sociedade. Contudo, desde o seu surgimento, a EJA enfrenta desafios que comprometem a sua missão, sendo a evasão escolar deste grupo, um dos maiores percalços enfrentados. Devido a esta realidade, o presente trabalho tem por objetivo discutir os motivos que podem levar a evasão dos educandos e medidas que podem ser adotadas para combatê-la, para isso, são observadas iniciativas já adotadas por outros países e o que diz a comunidade internacional sobre tal. Visando trazer mais coerência e embasamento para as ideias apresentadas, foi realizado um estudo de caso em uma escola de EJA da cidade   de Feira de Santana, realizando uma análise diagnóstica para melhor alinhar teoria e prática no que tange a essa matéria. O estudo de caso se deu por meio de um questionário aos alunos da EJA e entrevista com os professores da modalidade, e os resultados obtidos demonstram como uma reforma na Educação de Jovens e Adultos não somente é demandada como configura uma necessidade social que só tem a trazer benefícios para todos.

Biografia do Autor

Sara Saionara Rodrigues Teixeira  Ferreira, Emil Brunner University -Florida

Doutora em Educação pela Emil Brunner University -Florida - USA; Professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia. 

Débora Araújo Leal, Educaler University

Pós-Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA, Reitora da Educaler University – USA.

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Ferreira, S. S. R. T., & Leal, D. A. (2024). A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA LEI BRASILEIRA E NA PRÁXIS DOCENTE: ESBOÇO PARA UMA ECOLOGIA DAS DIGNIDADES PERMEADA PELA EVASÃO ESCOLAR . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 3296–3309. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15044