EDUCAÇÃO EM VALORES E DESENVOLVIMENTO MORAL: REFLEXÕES SOBRE O “OUTRO” NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Andrea Christina Wolfsohn Universidade Metodista de São Paulo
  • Marcelo Furlin Universidade Metodista de São Paulo
  • Denise D'Aurea-Tardeli Universidade Santa Cecília de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13018

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos. Dignidade humana. Valores. Educação baseada em projetos.

Resumo

Estuda-se a educação em direitos humanos, a educação em valores e seus desdobramentos para o desenvolvimento moral a fim de se refletir sobre o “outro” a partir de livros de literatura infanto-juvenil nos anos iniciais do Ensino Fundamental numa escola municipal em Santos. Os objetivos deste artigo são: refletir sobre a educação em valores, a educação em Direitos Humanos, o desenvolvimento moral da criança e como ele se desenvolve num projeto pautado em livros infanto-juvenis que abordam a questão do outro. Trata-se de uma pesquisa narrativa, pois optou-se por narrar o desenvolvimento de um projeto de Educação em Valores e Direitos Humanos nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de uma sequência didática com livros da literatura infanto-juvenil com o objetivo de trabalhar Educação em Direitos Humanos, Desenvolvimento Moral e a reflexão sobre o outro. Os resultados demonstraram que a escolha dos livros não foi neutra, uma vez que os autores escolhidos são partícipes de momentos de guerra, onde a intolerância com o outro é frequente, porém a resiliência que eles apresentam traz à tona uma reflexão sobre o outro que pode ser trabalhada com as crianças. A sequência didática escolhida demonstrou que a participação nas rodas de conversa, nos pequenos textos e produções gráficas dos alunos se refletia na compreensão das dimensões do outro, das diferenças e da diversidade que precisa de respeito e de tratamento digno. Estimulou-se a cooperação, o diálogo e as diferentes opiniões surgidas em meio às rodas de conversa. Concluiu-se que a educação em valores encoraja as crianças a considerarem as coisas que as sustentam e, por sua vez, o seu lugar e o seu espaço; que desenvolver o raciocínio crítico é vital, afinal existem muitos outros que necessitam de novos olhares e precisam ser tratados com dignidade.

Biografia do Autor

Andrea Christina Wolfsohn, Universidade Metodista de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo e Professora Estatutária de Educação Básica I da Prefeitura Municipal de Santos. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7348043792088449. 

Marcelo Furlin, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo - USP Docente na Universidade Metodista de São Paulo. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9664496095494377.

Denise D'Aurea-Tardeli, Universidade Santa Cecília de São Paulo

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP Docente na Universidade Santa Cecília de Santos. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1273522326198021.

Downloads

Publicado

2024-02-20

Como Citar

Wolfsohn, A. C., Furlin, M., & D’Aurea-Tardeli, D. (2024). EDUCAÇÃO EM VALORES E DESENVOLVIMENTO MORAL: REFLEXÕES SOBRE O “OUTRO” NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 1252–1275. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13018