FATOS IMPORTANTES QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Soleika Gorete Lunkes Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • José Gilmar Kurtz União Brasileira de Faculdades
  • Erica Beathalter Klein
  • Silvana Lamp Stael UNEATLANTICO
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20792

Palavras-chave:

Revisão. Educação do Campo. Trajetória.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar fatores importantes sobre a Educação do Campo no Brasil. O assunto foi exposto em três principais dimensões: o próprio conceito de Educação do Campo, sua trajetória no Brasil e sua interligação com os movimentos sociais; os percalços e as possibilidades encontradas, e por fim, os estudos que envolvem o tema. Para a realização deste estudo foi utilizado como metodologia à revisão de literatura. Este tipo de pesquisa fornece ao pesquisador um repertório grande de estudos publicados na área que podem dar subsídios para encontrar diversas possibilidades de atuação, bem como refletir sobre possíveis intervenções. Foi realizada uma breve revisão em diversos periódicos desde os anos de 1996 a 2025. É perceptível o quanto já foi alcançado em relação à Educação do Campo no Brasil, graças aos movimentos sociais, mas ainda é um processo inacabado e pouco estudado. A luta por uma educação básica de qualidade é um compromisso público e de direito àqueles que vivem do campo e no campo. Muitos estudos voltados para esta temática vêm sendo desenvolvidos e desta forma, a compreensão do processo histórico, do conceito, desafios e possibilidades quanto a Educação do Campo são necessários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soleika Gorete Lunkes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR (2011), Graduação em Licenciatura em Química pela UTFPR (2016), Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UTFPR (2017) e Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Alfamérica (2019). Mestre pela Universidad Europea del Atlántico UNEATLANTICO (2023). Especialista em Educação Especial pela Bagozzi (2016), Especialista em Educação do Campo pela Bagozzi (2016), Especialista em Gestão Escolar pela UCESP (2016) e Especialista em Psicomotricidade pela Faculdade São Luíz (2016). Atualmente é doutoranda em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pela Christian Business School. Atua como docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Pedro Álvares Cabral – EMPAC/Santa Helena – PR e como docente na Educação Infantil na Escola Municipal Dona Leopoldina – Itaipulândia – PR.

José Gilmar Kurtz, União Brasileira de Faculdades

Graduado em Educação Física pela Uniguaçu Faesi (2008). Licenciado em Filosofia pela Unipar - Universidade Paranaense (2018). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia e Educação do Campo pela Faculdade São Luís (2020). Licenciado em Pedagogia pela União Brasileira de Faculdades – UNIMESTRE – Sistema de Gestão Educacional, 2023.

Erica Beathalter Klein

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2009). Mestranda pela Universidad Europea del Atlántico UNEATLANTICO (2024). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Celer (2010) e Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade São Braz (2014). Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental/Anos Iniciais desde 2003. Atualmente, atua como gestora educacional na Escola Municipal Pedro Álvares Cabral – Educação Infantil e Ensino Fundamental/Santa Helena. 

Silvana Lamp Stael, UNEATLANTICO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2009). Especialização em Educação Especial UNIVALE - Faculdade Integradas do Vale do Ivaí (2011), Especialista em Arte, Inclusão e Educação do Campo pela FICA - Faculdade Integradas Camões (2014). Especialista em Ensino Lúdico pela Faculdade de Educação São Luís. Jaboticabal – SP (2019). Atua como docente no Ensino Fundamental na Escola Pedro Álvares Cabral - Santa Helena - PR. Mestranda pela Universidad Europea del Atlántico UNEATLANTICO, (2024). 

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Doutor em biologia pela UFRPE. Mestre em biologia pela UFPE. Doutor em biologia pela UFPE. Atualmente é Professor Dr. Na Christian Business School.

Downloads

Publicado

2025-08-26

Como Citar

Lunkes, S. G., Kurtz, J. G., Klein, E. B., Stael, S. L., & Coutinho, D. J. G. (2025). FATOS IMPORTANTES QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2958–2970. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20792