PANORAMA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO ACRE E OS DESAFIOS QUE IMPEDEM A PROMOÇÃO DE UM ENSINO DE QUALIDADE

Autores

  • Mauro Sérgio Ferreira da Cruz Faculdade Católica do Acre - FADISI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10644

Palavras-chave:

Educação no Campo. Desafios. Ensino de Qualidade.

Resumo

Com o propósito de analisar os desafios que impedem a promoção de um ensino de qualidade nas escolas do campo localizadas no estado do Acre, destacaremos a necessidade de implementação de políticas públicas educacionais eficazes. Estas políticas devem garantir o direito a uma educação verdadeiramente voltada para o contexto do campo, preocupada com o jeito de ensinar e respeitando a singularidade dos sujeitos que vivem no e do campo na sua trajetória formativa escolar. Para fundamentar este estudo, adotar-se-á um percurso metodológico composto por levantamento bibliográfico, revisão da literatura e análise de documentos oficiais publicados em âmbito estadual e federal, relacionados ao objeto de estudo. Com essa abordagem qualitativa, almeja-se compreender profundamente a realidade da educação do campo no Acre e destacar a urgência de ações concretas que assegurem a melhoria substancial no processo de ensino-aprendizagem no interior desses importantes espaços escolares.

Biografia do Autor

Mauro Sérgio Ferreira da Cruz, Faculdade Católica do Acre - FADISI

Mestre em Formação Docente pela UFAC, Especialista em Gestão Escolar pela PUC-GO, Licenciado em Filosofia pela PUC-PR, Licenciado em História pelo Centro Claretiano, Graduado em Teologia pela MARIANUM DE ROMA – ITÁLIA, Atualmente, trabalha como Coordenador Acadêmico do Curso de Teologia e Professor Titular de História da Igreja e História da Filosofia Medieval nos cursos de Teologia e Filosofia da Faculdade Diocesana São José  - FADISI, Atua ainda na Extensão de Projetos Acadêmicos da Universidade Aberta do Acre - UAB/AC Polo Rio Branco.

 

Downloads

Publicado

2023-08-14

Como Citar

Cruz, M. S. F. da. (2023). PANORAMA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO ACRE E OS DESAFIOS QUE IMPEDEM A PROMOÇÃO DE UM ENSINO DE QUALIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 783–799. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10644