EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OS ENTRAVES À ACESSIBILIDADE NO CONVÍVIO ESCOLAR E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Mariza Miranda Pereira Emil Brunner World University
  • Débora Araújo Leal Instituto Universitário Italiano de Rosário
  • Aline Nazaré Nogueira University Christian Absolute

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20749

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Entraves. Discriminação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar que a educação Inclusiva é um tema presente nos debates atuais na educação, nos últimos anos, provocado por vários seguimentos da sociedade civil organizada, em busca de qualificar o debate, em prol de uma proposta inclusiva e de qualidade, portanto acessível. Ainda apresenta os desafios  para diminuir as desigualdades sociais para a inclusão. No campo educacional, as pesquisas, e estudos realizados apontam avanços quanto ao investimento público na educação nos últimos anos, contudo, é pouco se compararmos com os investimentos feitos ao longo da história da educação. Neste artigo se investigou questões pertinentes como: quais os entraves à acessibilidade no convívio escolar e na prática pedagógica, a luz de uma educação inclusiva. Neste sentido a investigação foi com o objetivo de analisar como é compreendida a Educação Inclusiva, bem como, evidenciar o conflito existente e apontar alternativas positivas que facilite uma atitude e prática pedagógica Inclusiva na rede de ensino de uma escola em Brasilia - DF. Desta forma, utilizou-se investigação bibliográfica e de campo sobre a luz do método científico indutivo na metodologia qualitativa. E através de entrevistas, relatos pessoais, e observação. Além de analisar a formação continuada na área especifica de educação inclusiva, a falta de condições estruturais e ambientais, falta de material didático e de metodologia como entraves, que dificultam a inclusão de muitos alunos, em especial os que necessitam da educação especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariza Miranda Pereira, Emil Brunner World University

Doutora em Ciências da Educação pela EBWU - Emil Brunner World University. Pós-graduada em Administração Escolar pela Faculdade Integradas de São Gonçalo. Pós-graduada em Psicanálise pela Famart. Professora da secretaria de Educação do Distrito Federal- DF. Pedagoga.

Débora Araújo Leal, Instituto Universitário Italiano de Rosário

Pós – Doutora em Docência Universitária pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Doutora em Ciências da Educação pela Uninter - PY e Coordenadora Pedagógica em Feira de Santana – BA.

Aline Nazaré Nogueira, University Christian Absolute

Doutora em Ciências da Educação pela ACU - University Christian Absolute, Mestre em História da Educação pela Universidade de Lisboa  - Professora da secretaria de Educação do Distrito Federal - DF. Pedagoga e bacharel em Direito.

Downloads

Publicado

2025-08-19

Como Citar

Pereira, M. M., Leal, D. A., & Nogueira, A. N. (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: OS ENTRAVES À ACESSIBILIDADE NO CONVÍVIO ESCOLAR E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 1866–1882. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20749