O PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Telma Bete de Sousa UNIFRAN
  • Fernanda de Almeida University UNINQ
  • Marcia Guaraciara de Souza Borba University UNINQ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17624

Palavras-chave:

Educación inclusiva, derechos educativos, formación continua, barreras de inclusión, pedagogía

Resumo

O artigo remete a reflexões acerca da atuação dos profissionais pedagogos/professores na educação inclusiva; sua importância e seu papel nesse processo educacional. São referenciados elementos do processo da inclusão e os fatores necessários à sua efetividade.  Aos profissionais, é imprescindível a busca pela formação continuada, capacitação e qualificação para que tenha recursos/ferramentas e estratégias inovadoras, assim proporcionando aos alunos com necessidades educacionais especiais, maiores possibilidades de alavancar suas potencialidades. Além de garantir e assegurar seu direito em permanecer em um ambiente igualitário, favorável à promoção de progressos e com planos estratégicos de aprendizado. No Brasil, possui uma constituição de 1988 que garante o acesso à escola, ensino médio e fundamental, para todas as crianças, incluindo as crianças com necessidades especiais. A legislação não possui brechas, porém, muitas escolas se dizem despreparadas para receber esses alunos, e acabam desestimulando os pais com a matrícula de seus filhos. Se for corretamente verificado é passível a adesão, pois a recusa de matrícula é tida no Brasil, como ato discriminatório. Com objetivo de identificar as barreiras físicas, atitudinais e comportamentais que a escola precisa superar, por mais que seja um direito previsto na Constituição as escolas não possuem professores capacitados para ensinar e gerando a exclusão desse grupo. Foi utilizada para a elaboração deste artigo a metodologia de exploração bibliográfica.

Biografia do Autor

Telma Bete de Sousa, UNIFRAN

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UNIFRAN Universidade de Franca e Especialista em Educação Infantil pela UNIFRAN. mestranda em Educação Especial da University UNINQ.

Fernanda de Almeida, University UNINQ

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela especialista em Alfabetização. Letramento e Inclusão Escolar. mestranda em Educação Especial da University UNINQ. 

Marcia Guaraciara de Souza Borba, University UNINQ

Mestranda em Intervenção em Dificuldades de Aprendizado da University UNINQ. Orientadora do curso Master em Intervenção em Dificuldades de Aprendizado da University UNINQ.

Downloads

Publicado

2025-01-09

Como Citar

Sousa, T. B. de, Almeida, F. de, & Borba, M. G. S. (2025). O PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 667–674. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17624