O PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17624Palavras-chave:
Educación inclusiva, derechos educativos, formación continua, barreras de inclusión, pedagogíaResumo
O artigo remete a reflexões acerca da atuação dos profissionais pedagogos/professores na educação inclusiva; sua importância e seu papel nesse processo educacional. São referenciados elementos do processo da inclusão e os fatores necessários à sua efetividade. Aos profissionais, é imprescindível a busca pela formação continuada, capacitação e qualificação para que tenha recursos/ferramentas e estratégias inovadoras, assim proporcionando aos alunos com necessidades educacionais especiais, maiores possibilidades de alavancar suas potencialidades. Além de garantir e assegurar seu direito em permanecer em um ambiente igualitário, favorável à promoção de progressos e com planos estratégicos de aprendizado. No Brasil, possui uma constituição de 1988 que garante o acesso à escola, ensino médio e fundamental, para todas as crianças, incluindo as crianças com necessidades especiais. A legislação não possui brechas, porém, muitas escolas se dizem despreparadas para receber esses alunos, e acabam desestimulando os pais com a matrícula de seus filhos. Se for corretamente verificado é passível a adesão, pois a recusa de matrícula é tida no Brasil, como ato discriminatório. Com objetivo de identificar as barreiras físicas, atitudinais e comportamentais que a escola precisa superar, por mais que seja um direito previsto na Constituição as escolas não possuem professores capacitados para ensinar e gerando a exclusão desse grupo. Foi utilizada para a elaboração deste artigo a metodologia de exploração bibliográfica.
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