DESVENDANDO OS MISTÉRIOS DOS PERFUMES: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR PROMOTORA DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA

Autores

  • Tiago Maretti Gonçalves UFSCar
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi UFAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14190

Palavras-chave:

Ensino de Biologia. Ensino de Química. Interdisciplinaridade. Química Orgância. Olfato.

Resumo

Perfumes, do francês Parfums, podem ser compreendidos como complexas misturas químicas reconhecidas como agentes capazes de propiciar estados emocionais, provocando sensações sensoriais específicas no nosso corpo. Os perfumes são compostos por uma grade diversidade de moléculas e componentes químicos, como aldeídos, ésteres e álcoois aromáticos, sendo extraídos na natureza a partir de flores, frutos, resinas e até mesmo fabricados em laboratório por meio de componentes sintéticos, sendo de longa data inseridos na nossa vida cotidiana. Este estudo, propõe uma abordagem educacional estruturada em cinco momentos, visando tornar o ensino e a aprendizagem de Biologia e Química mais cativantes, prazeroso e didático aos alunos do Ensino Médio. O primeiro momento, consiste em uma introdução ao tema por meio da exibição e discussão de um vídeo no Youtube sobre a história do perfume. A segunda etapa, é uma proposta de aula expositiva e interativa sobre os mecanismos biológicos por trás do olfato no corpo humano. No terceiro momento, com a mediação do professor, os alunos irão participar de uma atividade experimental sobre a análise sensorial de óleos essenciais extraídos de produtos naturais. Esta atividade visa aprofundar o conhecimento dos alunos sobre as espécies vegetais associadas a esses óleos, bem como as moléculas predominantes responsáveis por seus aromas distintos. Na quarta etapa, os alunos serão convidados a uma aula experimental, com a confecção de um perfume, abordando temas de Química e moléculas. A última etapa da sequência didática, consiste na avaliação, que incluirá a elaboração de um relatório. Com a realização da atividade supracitada, esperamos resultados positivos no que tange ao processo norteador do ensino e da aprendizagem. Pois, ao envolver os alunos em discussões, análises sensoriais e atividades práticas, espera-se não apenas tornar o ensino mais prazeroso, mas também promover a interdisciplinaridade e uma compreensão mais ampla da ciência por trás dos perfumes, transformando-os de simples produtos em fontes de conhecimento e apreciação.

Biografia do Autor

Tiago Maretti Gonçalves, UFSCar

Doutor em Ciências Genética Evolutiva e Biologia Molecular), UFSCar - SP.

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, UFAM

Doutora em Química, UFAM – AM. 

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Gonçalves, T. M., & Yamaguchi, K. K. de L. (2024). DESVENDANDO OS MISTÉRIOS DOS PERFUMES: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR PROMOTORA DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 4979–4995. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14190