O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA AULA DE BIOLOGIA DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10621Palavras-chave:
Gamificação. Ensino da Biologia. Estágio Supervisionado II.Resumo
O presente artigo aborda o uso da gamificação como estratégia de ensino inovador na disciplina de Biologia do 1º ano do Ensino Médio, na escola estadual de tempo integral Carauari, município de Carauari – AM, durante o estágio supervisionado II em licenciatura em computação. Embora as pesquisas sobre gamificação tenham tido sucesso, sua aplicação como estratégia de aprendizagem em sala de aula ainda é um desafio, especialmente devido à falta de ferramentas adequadas e à baixa qualidade da internet no município. O objetivo do artigo é descrever as contribuições da gamificação para facilitar o processo de aprendizagem em sala de aula, buscando aumentar o engajamento dos alunos e promover a assimilação de conteúdos de forma lúdica e interativa. A pesquisa descritiva de natureza qualitativa foi realizada observação e uma avaliação gamificada na plataforma online Quizizz. Os alunos acessam os seguidos do Quizizz por meio de um código exclusivo fornecido pelo professor estagiário ou link compartilhado. Durante o atendimento, obteve feedback instantâneo sobre suas respostas, incentivando a aprendizagem ativa e fornecendo oportunidades de correção imediata. Os resultados que a gamificação obteve na aula de Biologia foi bem recebida pelos alunos, aumentando o envolvimento e a participação ativa nas atividades. Conclui-se que a gamificação pode ser uma estratégia eficaz para o ensino de Biologia no 1º ano do Ensino Médio. O uso dessa abordagem pode tornar o processo de aprendizagem mais atraente e significativo para os alunos.
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