PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA A SOFTWARE
Palavras-chave:
Probabilidade. Software Minitab. Estatística Aplicada.Resumo
O presente estudo propõe analisar o uso do software didático pelos professores e alunos como instrumento de apoio pedagógico no ensino aprendizagem e amenizar as dificuldades de aprendizagem de estatística descritiva enfrentadas pelos alunos do curso superior do Instituto Federal Ifam, em Manaus-AM. Teve como objetivo analisar o uso do software didático no processo ensino aprendizagem em laboratório de informática pelos docentes e discentes da rede pública federal de ensino no Norte do amazonas. Na realização do projeto foi utilizada a metodologia aplicada pelos instrumentos: método quantitativo, questionário, observação direta e o Software Minitab. Os resultados obtidos deste trabalho nos permitiram concluir que os docentes das ciências matemáticas, muitas das vezes não fazem uso da potencialidade do software didático de forma continua como recurso facilitador do processo ensino aprendizagem nos conteúdos de estatística descritiva, fato este que deve ser repensado tendo em vista que os alunos apresentam dificuldade na disciplina de probabilidade e estatística. Conclui-se que essa pesquisa contribui de forma reflexiva para a importância da utilização do laboratório de informática nas aulas de estatística mediada pelo uso dos recursos de software nas práticas docente. Confiamos que o uso de ferramenta didática de forma adequada no ensino da estatística aplicada pode amenizar as dificuldades de aprendizagem encontradas pelos educandos. Admitindo terem mais autonomia, criatividade, senso crítico, dinâmica e aprendizagem significativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Atribuição CC BY