A ESTATÍSTICA APLICADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – UMA REVISÃO LITERÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20751Palavras-chave:
Estatística educacional. Educadores de educação fundamental. Educação fundamental.Resumo
Este artigo visa apresentar um estudo sobre a percepção de professores de diversas disciplinas da Educação Básica em relação à integração de conceitos e ideias estatísticas em suas aulas. Utilizam-se como base teórica as obras de autores que investigam na Educação Estatística, Carmen Batanero como a maior referência. Este estudo analisa os resultados de entrevistas realizadas com 32 educadores que atuam na Educação Básica em uma escola pública do Paraíba. Os argumentos apresentados pelos professores foram examinados através da Análise Textual Discursiva. O processo resultou em três categorias emergentes: estatística e utilização de gráficos; estatística e análise de dados; e estudantes como protagonistas. A investigação conclui-se ao ressaltar positivamente que a maioria dos entrevistados emprega elementos estatísticos em suas aulas, embora apenas na estatística descritiva tenha sido mencionado, o que sugere uma relegação da estatística inferencial a um plano secundário em suas práticas pedagógicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY