RECURSOS LÚDICOS E SOFTWARES COM FOCO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE

Autores

  • Antônio Rogério Chaves de Souza Universidad Del Sol em Fortaleza
  • Theresa Christine Filgueiras Russo Aragão Universidad Del Sol em Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9604

Palavras-chave:

Análise Combinatória. Probabilidade. Jogos lúdicos. Combina. Geogebra. Enem.

Resumo

Análise Combinatória e Probabilidade são ciências vastamente aplicadas no cotidiano das pessoas. Censos e estatística de tendência, utilizada para comunicar matematicamente o movimento de um problema no mundo (como foi o caso do movimento da pandemia por Covid19) são exemplos dessa aplicabilidade. Pesquisas na área da Matemática têm revelado que o estudante do Ensino Médio enfrenta muitas dificuldades para interpretar e usar fórmula em problemas propostos no ENEM e que necessitam da Análise Combinatória e da Probabilidade. Na Biologia, por exemplo, mais especificamente sobre os mecanismos das Leis de Mendel, um assunto bastante explorado no ENEM, a Análise Combinatória e a Probabilidade têm papel fundamental. Na forma de movimento criativo para colaborar com o ensino e a aprendizagem de Análise Combinatória e Probabilidade, muitos softwares foram desenvolvidos por especialistas em Tecnologia de Informação (TI) como é o caso do “COMBINA” e do “GeoGebra”, softwares experienciados elos autores do presente artigo. Ainda, o MEC disponibiliza uma lista de programas e ferramentas didáticas contexto do ensino e da aprendizagem da Análise Combinatória. O recurso didático “A Cartomante” foi selecionado para uma maior discussão no presente artigo. Em conjunção com esses elementos TI colaborativos, professores e professoras de matemática têm desenvolvido metodologias lúdicas para mitigar as dificuldades que seus alunos(as) enfrentam para solucionar problemas de Análise Combinatória e Probabilidade. A partir dessa perspectiva, o presente trabalho buscou alcançar os seguintes objetivos: selecionar e apresentar ferramentas TI colaborativas na melhoraria do ensino e da aprendizagem da Análise Combinatória e Probabilidade; desenvolver metodologias lúdicas na forma de brincadeiras com baralho, dados e moedas visando melhorar a forma de ensinar os referidos conteúdos de matemática para o público do Ensino Médio. Os softwares “COMBINA” e “GEOGEBRA” foram selecionados e experimentados. Observações, análises, diagnósticos foram realizados. Concluiu-se que os recursos experienciados são ricos em informação e em exercícios. O acesso online e a linguagem dos jogos é bastante acessível. Concluiu-se que os recursos didáticos vivenciados pelos autores/professores são potentes meios de mitigar dificuldades do estudante do Ensino Médio em Análise Combinatória e Probabilidade. Entretanto ressalta-se o papel do professor na orientação do uso desses recursos como necessária.

Biografia do Autor

Antônio Rogério Chaves de Souza, Universidad Del Sol em Fortaleza

Professor de Matemática da Rede Estadual de Escola Pública do Ceará. Governo do Estado do Ceará. Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol em Fortaleza, Ceará. 

 

Theresa Christine Filgueiras Russo Aragão, Universidad Del Sol em Fortaleza

Professora de Metodologia Científica e Estatística aplicada da Universidad Del Sol em Fortaleza, Ceará. Doutora em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Ceará. Professora aposentada do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará. 

 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Souza, A. R. C. de, & Aragão, T. C. F. R. (2023). RECURSOS LÚDICOS E SOFTWARES COM FOCO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 425–446. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9604