A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O APRIMORAMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12135Palavras-chave:
Gamificação. Educação. Motivação. Ensino de Inglês.Resumo
Este artigo busca investigar o papel da gamificação no contexto educacional contemporâneo, sobretudo em relação às suas implicações pedagógicas e à questão da motivação para aprendizagem. O estudo revela que a gamificação se destaca como uma abordagem promissora para intensificar o engajamento e a motivação estudantil. Entretanto, evidencia-se que a implementação efetiva da gamificação no contexto educativo acarreta desafios substanciais. Um dos principais obstáculos identificados é a necessidade de evitar o reducionismo na aplicação de elementos lúdicos. Isso implica na relevância de uma incorporação dos aspectos de jogos que vá além da superfície, considerando a complexidade e a profundidade do processo de ensino e aprendizagem. Para chegar a esse cenário, o estudo parte de bases teóricas, que sistematizam elementos de jogos como estratégias pedagógicas. Utilizou-se uma abordagem qualitativa que combinou revisão bibliográfica e análise de casos práticos para atingir um entendimento abrangente do fenômeno. Os resultados mostraram que, embora a gamificação tenha se mostrado uma estratégia promissora para melhorar o engajamento e a motivação dos alunos, a sua aplicação não é desprovida de desafios. Entre eles, a necessidade de uma implementação cuidadosa que evite o reducionismo, isto é, a aplicação superficial de elementos de jogos sem considerar a complexidade inerente ao processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que a gamificação, para ser eficaz, requer uma abordagem crítica e reflexiva que transcenda o mero uso instrumental de mecânicas de jogos. Enfatiza-se a importância de se considerar as distintas formas de motivação, intrínsecas e extrínsecas, e como elas podem ser afetadas de maneira diferente pela gamificação
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY