A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O APRIMORAMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS

Autores

  • Ricardo Torres de Barros Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central
  • Heldelene Pereira Rocha Cavalcanti Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12135

Palavras-chave:

Gamificação. Educação. Motivação. Ensino de Inglês.

Resumo

Este artigo busca investigar o papel da gamificação no contexto educacional contemporâneo, sobretudo em relação às suas implicações pedagógicas e à questão da motivação para aprendizagem. O estudo revela que a gamificação se destaca como uma abordagem promissora para intensificar o engajamento e a motivação estudantil. Entretanto, evidencia-se que a implementação efetiva da gamificação no contexto educativo acarreta desafios substanciais. Um dos principais obstáculos identificados é a necessidade de evitar o reducionismo na aplicação de elementos lúdicos. Isso implica na relevância de uma incorporação dos aspectos de jogos que vá além da superfície, considerando a complexidade e a profundidade do processo de ensino e aprendizagem. Para chegar a esse cenário, o estudo parte de bases teóricas, que sistematizam elementos de jogos como estratégias pedagógicas. Utilizou-se uma abordagem qualitativa que combinou revisão bibliográfica e análise de casos práticos para atingir um entendimento abrangente do fenômeno. Os resultados mostraram que, embora a gamificação tenha se mostrado uma estratégia promissora para melhorar o engajamento e a motivação dos alunos, a sua aplicação não é desprovida de desafios. Entre eles, a necessidade de uma implementação cuidadosa que evite o reducionismo, isto é, a aplicação superficial de elementos de jogos sem considerar a complexidade inerente ao processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que a gamificação, para ser eficaz, requer uma abordagem crítica e reflexiva que transcenda o mero uso instrumental de mecânicas de jogos. Enfatiza-se a importância de se considerar as distintas formas de motivação, intrínsecas e extrínsecas, e como elas podem ser afetadas de maneira diferente pela gamificação

Biografia do Autor

Ricardo Torres de Barros, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Heldelene Pereira Rocha Cavalcanti, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Graduação em Letras — Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central, (FACHUSC). Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira. Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil. 

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Publicado

2023-12-03

Como Citar

Barros, R. T. de, & Cavalcanti, H. P. R. (2023). A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O APRIMORAMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 223–234. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12135