A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EEM NAZARÉ GUERRA ITATIRA, CEARÁ, BRASIL, COMO PREMISSA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO EDUCATIVO

Autores

  • José Ricardo Alexandre da Silva Universidad Del Sol
  • Theresa Christine Filgueiras Russo Aragão Governo do Estado do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10832

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio. Prática pedagógica. Inovação pedagógica.

Resumo

O presente artigo comunica resultados de uma investigação sobre a prática pedagógica dos professores da EEM Nazaré Guerra, Itatira, Ceará, Brasil, como premissa da Inovação Pedagógica no processo educativo. Objetivou-se compreender a prática docente e os principais desafios enfrentados no Novo Ensino Médio (NEM) à luz dos princípios norteadores do processo educativo. Para isso, um estudo de caso foi realizado via questionário aplicado a uma amostra de 15 professores do ensino médio. Os resultados apontaram que a prática investigada apresenta indícios de inovação pedagógica. Os professores revelaram que realizam práticas transformadoras, considerando a inserção de discussões reflexivas, relatos e experiências em volta do fazer pedagógico. Conclui-se que a partir das novas práticas da inovação pedagógica por parte destes educadores podem ser rompidos ou pelo menos minimizados distanciamentos que se arrastam há décadas na atuação docente, principalmente quando ancorados em metodologias tradicionais de ensino.

Biografia do Autor

José Ricardo Alexandre da Silva, Universidad Del Sol

Professor da rede de ensino público do Município de Itatira, Ceará, Brasil. Mestre em Ciências da Educação com ênfase em Inovação Pedagógica pela Universidade da Madeira (Uma), Funchal, Portugal. Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol, Asunción, Paraguay.

Theresa Christine Filgueiras Russo Aragão, Governo do Estado do Ceará

Professora aposentada do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Governo do Estado do Ceará. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

Silva, J. R. A. da, & Aragão, T. C. F. R. (2023). A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EEM NAZARÉ GUERRA ITATIRA, CEARÁ, BRASIL, COMO PREMISSA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO EDUCATIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 546–563. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10832