A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EEM NAZARÉ GUERRA ITATIRA, CEARÁ, BRASIL, COMO PREMISSA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO EDUCATIVO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10832Palavras-chave:
Novo Ensino Médio. Prática pedagógica. Inovação pedagógica.Resumo
O presente artigo comunica resultados de uma investigação sobre a prática pedagógica dos professores da EEM Nazaré Guerra, Itatira, Ceará, Brasil, como premissa da Inovação Pedagógica no processo educativo. Objetivou-se compreender a prática docente e os principais desafios enfrentados no Novo Ensino Médio (NEM) à luz dos princípios norteadores do processo educativo. Para isso, um estudo de caso foi realizado via questionário aplicado a uma amostra de 15 professores do ensino médio. Os resultados apontaram que a prática investigada apresenta indícios de inovação pedagógica. Os professores revelaram que realizam práticas transformadoras, considerando a inserção de discussões reflexivas, relatos e experiências em volta do fazer pedagógico. Conclui-se que a partir das novas práticas da inovação pedagógica por parte destes educadores podem ser rompidos ou pelo menos minimizados distanciamentos que se arrastam há décadas na atuação docente, principalmente quando ancorados em metodologias tradicionais de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY