GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA: CENÁRIO ATUAL

Autores

  • Michelle Michel Faculdade Dom Alberto
  • Dieyson Rodrigo Gonçalvez Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Giovana Sopelsa Schunke Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Rodrigo de Souza Miranda Centro Universitário-ETEP

Palavras-chave:

Criminalidade. Política de segurança pública. Plano nacional de segurança pública

Resumo

Preambularmente, tecemos uma breve análise sobre o panorama da violência no Brasil. Um tema de extrema relevância que afeta diretamente a vida de milhões de brasileiros. Ao longo dos anos, testemunhamos um aumento preocupante nos índices de criminalidade em diversas regiões do país, exigindo uma reflexão profunda e ações eficazes para enfrentar esse desafio.

Para embasar nossa análise, recorremos a dados estatísticos provenientes de fontes confiáveis, como o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses números nos fornecem uma visão abrangente e detalhada da situação da violência no Brasil.

Segundo o Atlas da Violência 2021, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou um aumento de 5,7% no número de homicídios entre 2019 e 2020.

De acordo com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), em 2020 foram registrados mais de 50 mil homicídios no país, uma média de aproximadamente 137 mortes por dia.

Além disso, o Brasil enfrenta desafios relacionados à violência doméstica, com um aumento significativo no número de casos durante a pandemia da COVID-19, conforme apontado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Esses números alarmantes refletem uma série de fatores complexos que contribuem para o cenário de violência no Brasil. Questões como desigualdade social, falta de acesso à educação e oportunidades de emprego, tráfico de drogas, armas ilegais e corrupção alimentam a cultura da violência em muitas localidades brasileiras.

As consequências da violência são devastadoras, impactando não apenas as vítimas diretas, mas também suas famílias e comunidades. Além do trauma emocional, a violência gera custos econômicos significativos para o país, sobrecarregando o sistema de saúde, a segurança pública e o sistema judiciário.

Diante desse cenário, enfrentamos o desafio de encontrar soluções eficazes para reduzir a violência e promover a segurança em nosso país. Isso requer um esforço conjunto e coordenado entre o governo, a sociedade civil, as instituições de segurança pública e outros setores relevantes.

Investimentos em políticas públicas de prevenção da violência, melhoria das condições socioeconômicas, combate ao tráfico de drogas e armas, fortalecimento das instituições de segurança e promoção de uma cultura de paz são algumas das medidas que podem contribuir para enfrentar esse problema de forma eficaz.

Diante deste cenário, convidamos a todos a adentrar ao universo da gestão em segurança pública, um contraponto a esse cenário, sendo um campo dinâmico e desafiador que tem em vista promover a paz, a ordem e o bem-estar da sociedade. Neste livro digital, exploraremos profundamente o cenário atual da segurança pública em nosso país, examinando suas origens, políticas, desafios e estratégias para enfrentar a criminalidade.

Para compreendermos o atual panorama da segurança pública, é fundamental analisarmos as raízes da criminalidade em nosso país. Desde os primórdios da colonização, o Brasil enfrentou desafios relacionados à ordem e à segurança, muitos dos quais persistem até hoje. Fatores históricos, socioeconômicos e culturais contribuíram para a formação de uma complexa teia de criminalidade, que abrange desde delitos de menor gravidade até crimes violentos e organizados.

Neste livro, será abordada, os meandros que cercam a política de segurança pública no Brasil e sua evolução ao longo do tempo, refletindo mudanças sociais, políticas e econômicas. Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, que estabeleceu a segurança como um direito fundamental, diversas iniciativas foram implementadas visando a garantir a proteção dos cidadãos e o combate à criminalidade. No entanto, desafios persistentes, como a falta de integração entre os órgãos de segurança, a corrupção e a impunidade, comprometem a eficácia das políticas públicas nessa área.

Em suas páginas, o livro aborda as razões da criminalidade no Brasil, revelando uma série de fatores interconectados. As questões estruturais, como desigualdade social, falta de acesso à educação e oportunidades econômicas limitadas, contribuem para o surgimento e a perpetuação do crime em muitas comunidades. Além disso, problemas como o tráfico de drogas, a violência urbana e a criminalidade organizada representam desafios significativos para as autoridades responsáveis pela segurança pública.

Diante dos desafios apresentados, o Brasil tem buscado desenvolver e implementar um Plano Nacional de Segurança Pública abrangente e eficaz. Este plano envolve uma série de medidas, incluindo o fortalecimento das instituições de segurança, o investimento em tecnologia e inteligência, a promoção da integração entre os diferentes níveis de governo e a melhoria das condições sociais em áreas vulneráveis. No entanto, sua efetividade depende da colaboração e do comprometimento de todos os atores envolvidos, desde as autoridades governamentais até a sociedade civil.

Ante o exposto, a gestão em segurança pública enfrenta desafios complexos e multifacetados, que exigem uma abordagem abrangente e integrada. Neste livro digital, exploramos o cenário atual da segurança pública no Brasil, desde suas origens históricas até as políticas e estratégias atuais de enfrentamento da criminalidade. Esperamos que esta análise contribua para uma compreensão mais ampla e informada sobre este importante tema e inspire ações concretas para promover a paz e a segurança em nossa sociedade.

Boa leitura para todos,

Os autores

Biografia do Autor

Michelle Michel, Faculdade Dom Alberto

Administração. Faculdade Dom Alberto.

Dieyson Rodrigo Gonçalvez, Universidade de Santa Cruz do Sul

Administração. Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Giovana Sopelsa Schunke, Universidade de Santa Cruz do Sul

Serviço Social. Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Rodrigo de Souza Miranda, Centro Universitário-ETEP

Ciências Sociais. Centro Universitário-ETEP.

Downloads

Publicado

2024-02-28

Como Citar

Michel, M., Gonçalvez, D. R., Schunke, G. S., & Miranda, R. de S. (2024). GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA: CENÁRIO ATUAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 15–50. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/13083

Edição

Seção

E-books

Categorias