DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: A REALIDADE DOS DOCENTES DA REDE ESTADUAL DE PAULISTANA-PI

Autores

  • Felipe Carvalho da Silva IFPI
  • Francisco Fernando Silveira IFPI
  • Glaydson Leandro Farias Mendonça UFC
  • João Batista Araujo da Silva Junior UFC
  • Lauro Araujo Mota UFPI
  • Ana Paula Araújo Mota UECE
  • Dráulio Sales da Silva UFC
  • Rodolfo de Melo Nunes UNIFAMETRO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19029

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio. Ensino de Química. Carga Horária. Formação Docente.

Resumo

A sociedade passa por constantes transformações, e o campo educacional reflete essas mudanças. A Reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei nº 13.415/2017, baseada na Base Nacional Comum Curricular, alterou a Lei de Diretrizes e Bases e definiu aprendizagens essenciais na educação básica. Apesar de seu objetivo de modernização, a reforma foi alvo de críticas quanto ao processo de elaboração e aos desafios que impôs. Este trabalho analisa os impactos da implantação do novo ensino médio no ensino de Química, com foco em professores da rede estadual de Paulistana-PI. A pesquisa, de caráter documental e com entrevistas semiestruturadas, revelou redução da carga horária para a disciplina, dificultando a adaptação docente. Os professores apontaram a ausência de formação específica e de orientações claras para o novo modelo, além da carência de infraestrutura adequada nas escolas. Os relatos evidenciam o papel central dos docentes na efetivação de mudanças curriculares e a necessidade de maior apoio institucional. Conclui-se que a implementação do novo ensino médio demanda reflexão crítica sobre as condições reais da educação no país e valorização do professor no processo de transformação educacional.

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Biografia do Autor

Felipe Carvalho da Silva, IFPI

Químico – IFPI Campus Paulistana.

Francisco Fernando Silveira, IFPI

Mestre em Química – UFC. Professor de Química - IFPI Campus Paulistana, Químico – UEVA.

Glaydson Leandro Farias Mendonça, UFC

Doutor em Química – UFC, Professor de Química – UEVA, Químico – UFC. 

João Batista Araujo da Silva Junior, UFC

Doutor em Química - UFC; Professor de Química – UECE, Químico – UFC.

Lauro Araujo Mota, UFPI

Doutor em Educação - UNICAMP; Professor do Curso de Ciências da Natureza - UFPI. Pedagogo – UECE. 

Ana Paula Araújo Mota, UECE

Mestra em Educação - PUC Campinas; Professora da Pedagogia- UECE. Pedagoga – UECE. 

Dráulio Sales da Silva, UFC

Doutor em Química – UFC, Professor de Química – UEVA, Químico – UFC. 

Rodolfo de Melo Nunes, UNIFAMETRO

Doutor em Ciências Médicas – UFC. Professor dos Cursos da Saúde - UNIFAMETRO. Farmacêutico – UFC. 

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Publicado

2025-05-08

Como Citar

Silva, F. C. da, Silveira, F. F., Mendonça, G. L. F., Silva Junior, J. B. A. da, Mota, L. A., Mota, A. P. A., … Nunes, R. de M. (2025). DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: A REALIDADE DOS DOCENTES DA REDE ESTADUAL DE PAULISTANA-PI. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 2011–2028. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19029