DESAFIOS DO ENSINO DE QUÍMICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: A REALIDADE DOS DOCENTES DA REDE ESTADUAL DE PAULISTANA-PI
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19029Palavras-chave:
Reforma do Ensino Médio. Ensino de Química. Carga Horária. Formação Docente.Resumo
A sociedade passa por constantes transformações, e o campo educacional reflete essas mudanças. A Reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei nº 13.415/2017, baseada na Base Nacional Comum Curricular, alterou a Lei de Diretrizes e Bases e definiu aprendizagens essenciais na educação básica. Apesar de seu objetivo de modernização, a reforma foi alvo de críticas quanto ao processo de elaboração e aos desafios que impôs. Este trabalho analisa os impactos da implantação do novo ensino médio no ensino de Química, com foco em professores da rede estadual de Paulistana-PI. A pesquisa, de caráter documental e com entrevistas semiestruturadas, revelou redução da carga horária para a disciplina, dificultando a adaptação docente. Os professores apontaram a ausência de formação específica e de orientações claras para o novo modelo, além da carência de infraestrutura adequada nas escolas. Os relatos evidenciam o papel central dos docentes na efetivação de mudanças curriculares e a necessidade de maior apoio institucional. Conclui-se que a implementação do novo ensino médio demanda reflexão crítica sobre as condições reais da educação no país e valorização do professor no processo de transformação educacional.
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