O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXI, O AVANÇO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA OU REMOTA: O CASO DO GOOGLE CLASSROOM COMO UM DOS VÁRIOS AVAS PARA PROMOVER O ENSINO À DISTÂNCIA

Autores

  • Revelino Ferreira de Menezes Júnior Universidade do Estado do Amazonas
  • Ágila Maria Martins da Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Aldarley Andrade de Araújo Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.19690

Palavras-chave:

Educação a Distância. Google Classroom, Tecnologia Educacional. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Ensino Remoto.

Resumo

A educação no século XXI tem passado por transformações significativas, impulsionadas pelo avanço das tecnologias digitais e pela necessidade de flexibilização dos processos de ensino e aprendizagem. A Educação a Distância (EaD) e o ensino remoto emergiram como alternativas viáveis, especialmente em contextos de crise global, como a pandemia de COVID-19. Nesse cenário, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) desempenham um papel crucial, sendo o Google Classroom uma das plataformas mais adotadas por instituições de ensino. Este artigo analisa o impacto da EaD no Brasil, com foco no uso do Google Classroom, discutindo suas vantagens, desafios e eficácia pedagógica. A metodologia utilizada consiste em uma revisão bibliográfica de artigos científicos brasileiros que abordam educação, tecnologia e AVAs. Conclui-se que, apesar dos desafios, a EaD e os AVAs representam uma tendência irreversível na educação contemporânea. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Revelino Ferreira de Menezes Júnior, Universidade do Estado do Amazonas

Pós -graduando em Produção e Gestão de Mídias Digitais Educacionais pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA.  Licenciado em Computação pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

Ágila Maria Martins da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Pós-graduando em Produção e Gestão de Mídias Digitais Educacionais pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA.  Licenciado em Computação pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

Aldarley Andrade de Araújo, Universidade do Estado do Amazonas

Pós -graduando em Produção e Gestão de Mídias Digitais Educacionais pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA.  Licenciado em Computação pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

Downloads

Publicado

2025-08-06

Como Citar

Menezes Júnior, R. F. de, Silva, Ágila M. M. da, & Araújo, A. A. de. (2025). O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO SÉCULO XXI, O AVANÇO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA OU REMOTA: O CASO DO GOOGLE CLASSROOM COMO UM DOS VÁRIOS AVAS PARA PROMOVER O ENSINO À DISTÂNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 612–619. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.19690