INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS CURSOS A DISTÂNCIA: BENEFÍCIOS E TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO

Autores

  • Elis Regina Maria de Oliveira Carmo Ramos Mota MUST
  • Annelise Diniz Ribeiro Firmo MUST
  • Célio Bispo de Souza UFMT
  • Lucinéia Ambrosim MUST
  • Luiz Cândido Clementino MUST
  • Márcia Regina Andrade Braga MUST
  • Miguel Angelo Freire UERJ
  • Naylla Oliveira da Rocha MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18737

Palavras-chave:

Inteligência artificial. Cursos a distância. Aprendizado.

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) é um campo da ciência da computação que busca criar sistemas capazes de realizar tarefas que exigem inteligência humana. Ela se manifesta em diversas formas, como aprendizado de máquina e redes neurais, e está presente em nosso cotidiano, desde assistentes virtuais até diagnósticos médicos. Os cursos a distância permitem que os alunos estudem em qualquer lugar e hora, usando a internet. Essa forma de aprendizado oferece liberdade e permite que os alunos conciliem os estudos com atividades. O campo da Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de transformar os cursos a distância, oferecendo formas de aprendizado e apoio aos alunos. Ela pode ser utilizada para criar chatbots que respondem a perguntas, gerar recomendações de conteúdo e fornecer feedback automático. O objetivo geral elaborado foi explorar a influência da Inteligência Artificial na reformulação dos cursos a distância, explorando suas vantagens e desvantagens. A temática sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) nos cursos a distância é relevante, pois examina como essa tecnologia pode transformar o ensino e o aprendizado. A IA oferece oportunidades de criar ambientes de aprendizado mais ajustados às necessidades dos alunos. O estudo foi executado por intermédio de uma pesquisa bibliográfica. As leituras realizadas para a pesquisa permitiram um entendimento acerca das tendências atuais, benefícios, limitações e implicações do uso da IA no contexto educacional. Conclui-se que a Inteligência Artificial tem a capacidade de transformar os cursos a distância, oferecendo novas abordagens para o ensino e aprendizado, ajustadas às necessidades dos alunos.

Downloads

Biografia do Autor

Elis Regina Maria de Oliveira Carmo Ramos Mota, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Annelise Diniz Ribeiro Firmo, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Célio Bispo de Souza, UFMT

Mestrando em Sociologia, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Lucinéia Ambrosim, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST.

Luiz Cândido Clementino, MUST

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Márcia Regina Andrade Braga, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Miguel Angelo Freire, UERJ

Especialista Informática em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Naylla Oliveira da Rocha, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-04-08

Como Citar

Mota, E. R. M. de O. C. R., Firmo, A. D. R., Souza, C. B. de, Ambrosim, L., Clementino, L. C., Braga, M. R. A., … Rocha, N. O. da. (2025). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NOS CURSOS A DISTÂNCIA: BENEFÍCIOS E TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1016–1022. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18737