O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO PRESENCIAL E À DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE E A APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6621Palavras-chave:
Tecnologia. Prática Docente. Ensino Presencial. Ensino à Distância.Resumo
Este artigo tem por objetivo geral refletir sobre a contribuição do uso das tecnologias de informação e comunicação, na sala de aula presencial e à distância para a prática docente e a aprendizagem. Os objetivos específicos se desdobram em analisar e entender, de que maneira as atividades pedagógicas de professores funcionam como elementos facilitadores no processo de ensino e aprendizagem, e observar, a importância do uso das tecnologias na atuação do cotidiano desses profissionais. A metodologia apropriada deste trabalho foi norteada pela pesquisa de modalidade qualitativa, a qual sugere investigação de natureza empírica, observada por meio de revisões bibliográficas relacionado às tecnologias na educação com relevância para a realidade atual no cenário educacional. A indagação pertinente para o desenvolvimento desse trabalho foi a seguinte: qual a contribuição do uso da tecnologia para a prática docente e a aprendizagem no ensino presencial e à distância? Para tentar responder essa questão, nos apropriamos de alguns conceitos teóricos de autores que abordam a temática em estudo, com destaque principal para o ensino presencial ou à distância. A pesquisa, procurou ater-se no enfoque do uso das tecnologias na sala de aula presencial ou a distância e suas vertentes para o ensino e aprendizagem. Em relação aos resultados deste trabalho, observou-se a relevância do uso das tecnologias como um diferencial no ensino, pois otimizam o tempo das atividades em sala de aula presencial ou a distância, favorecendo assim a troca de experiências em tempo real ou não, ampliando a conexão entre o professor e o aluno em relação ao conhecimento, e ao desenvolvimento de habilidades e competências no uso das ferramentas tecnológicas digitais.
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