O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO PRESENCIAL E À DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE E A APRENDIZAGEM

Autores

  • Reviu Barros UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6621

Palavras-chave:

Tecnologia. Prática Docente. Ensino Presencial. Ensino à Distância.

Resumo

Este artigo tem por objetivo geral refletir sobre a contribuição do uso das tecnologias de informação e comunicação, na sala de aula presencial e à distância para a prática docente e a aprendizagem. Os objetivos específicos se desdobram em analisar e entender, de que maneira as atividades pedagógicas de professores funcionam como elementos facilitadores no processo de ensino e aprendizagem, e observar, a importância do uso das tecnologias na atuação do cotidiano desses profissionais. A metodologia apropriada deste trabalho foi norteada pela pesquisa de modalidade qualitativa, a qual sugere investigação de natureza empírica, observada por meio de revisões bibliográficas relacionado às tecnologias na educação com relevância para a realidade atual no cenário educacional. A indagação pertinente para o desenvolvimento desse trabalho foi a seguinte: qual a contribuição do uso da tecnologia para a prática docente e a aprendizagem no ensino presencial e à distância? Para tentar responder essa questão, nos apropriamos de alguns conceitos teóricos de autores que abordam a temática em estudo, com destaque principal para o ensino presencial ou à distância. A pesquisa, procurou ater-se no enfoque do uso das tecnologias na sala de aula presencial ou a distância e suas vertentes para o ensino e aprendizagem. Em relação aos resultados deste trabalho, observou-se a relevância do uso das tecnologias como um diferencial no ensino, pois otimizam o tempo das atividades em sala de aula presencial ou a distância, favorecendo assim a troca de experiências em tempo real ou não, ampliando a conexão entre o professor e o aluno em relação ao conhecimento, e ao desenvolvimento de habilidades e competências no uso das ferramentas tecnológicas digitais.

Biografia do Autor

Reviu Barros, UNINTER

Professor universitário, graduado em Letras e Pedagogia, Especialista e Mestre em Educação. Universidade: UNINTER – Curitiba – Paraná. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8685651192482580. E-mail: reviub@yahoo.com.br. https://orcid.org/0000-0001-8322-316X.

Downloads

Publicado

31/08/2022

Como Citar

Barros, R. . (2022). O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO PRESENCIAL E À DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE E A APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 80–102. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6621