CURRICULO E IDENTIDADE ESCOLAR EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA PARAENSE

Autores

  • Wollacy Esquerdo Lima Universidade Federal do Amapá
  • Vilma Suely Duarte de Moraes Governo do Estado do Amapá
  • Manuela Andrade Ferreira Faculdad Interamaricana de Ciencias Sociales
  • Alanna Aquemi Santiago Saito Universidade Federal do Amapá
  • Tiago Ruan Pereira e Silva Universidade do Estado do Amapá
  • Janete Brito Alves Faculdade Madre Tereza

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18439

Palavras-chave:

Currículo. Identidade. Internet.

Resumo

Este trabalho discute o currículo educacional e seu papel na desconstrução de estereótipos em comunidades ribeirinhas, impactadas por imagens estereotipadas da internet. A pesquisa foca nos jovens do Jaburú dos Alegres – PA, que estão em processo de formação identitária e enfrentam desafios diante dessas influências midiáticas. Diante disso, torna-se essencial analisar como o currículo escolar acolhe e responde a essas representações que afetam a construção da identidade dos estudantes. Os objetivos específicos incluem: compreender a organização do currículo escolar na formação identitária e sua relação com a internet; investigar como o ambiente escolar contribui para essa construção e os impactos das mídias digitais no comportamento dos alunos; e analisar a relevância do currículo como ferramenta mediadora nesse processo. Os resultados indicam que a internet tem sido um fator determinante na mudança das relações pessoais dos jovens, influenciando suas percepções sobre si mesmos e sua comunidade. Assim, o currículo escolar deve ser adaptado para abordar essas questões, garantindo um espaço de reflexão e valorização da identidade ribeirinha frente às novas dinâmicas tecnológicas e culturais.

Downloads

Biografia do Autor

Wollacy Esquerdo Lima, Universidade Federal do Amapá

Doutorando em Educação, Universidade Federal do Amapá.

Vilma Suely Duarte de Moraes, Governo do Estado do Amapá

Mestre em Estudos de Fronteira, Governo do Estado do Amapá. 

Manuela Andrade Ferreira, Faculdad Interamaricana de Ciencias Sociales

Mestre em Ciências da Educação, Faculdad Interamaricana de Ciencias Sociales. 

Alanna Aquemi Santiago Saito, Universidade Federal do Amapá

Doutoranda em Educação, Universidade Federal do Amapá. 

Tiago Ruan Pereira e Silva, Universidade do Estado do Amapá

Mestre em Educação, Universidade do Estado do Amapá. 

Janete Brito Alves, Faculdade Madre Tereza

Especialista em Docência do Ensino Superior. Faculdade Madre Tereza.

Downloads

Publicado

2025-03-21

Como Citar

Lima, W. E., Moraes, V. S. D. de, Ferreira, M. A., Saito, A. A. S., Silva, T. R. P. e, & Alves, J. B. (2025). CURRICULO E IDENTIDADE ESCOLAR EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA PARAENSE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1459–1469. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18439