CURRICULO E IDENTIDADE ESCOLAR EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA PARAENSE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18439Palavras-chave:
Currículo. Identidade. Internet.Resumo
Este trabalho discute o currículo educacional e seu papel na desconstrução de estereótipos em comunidades ribeirinhas, impactadas por imagens estereotipadas da internet. A pesquisa foca nos jovens do Jaburú dos Alegres – PA, que estão em processo de formação identitária e enfrentam desafios diante dessas influências midiáticas. Diante disso, torna-se essencial analisar como o currículo escolar acolhe e responde a essas representações que afetam a construção da identidade dos estudantes. Os objetivos específicos incluem: compreender a organização do currículo escolar na formação identitária e sua relação com a internet; investigar como o ambiente escolar contribui para essa construção e os impactos das mídias digitais no comportamento dos alunos; e analisar a relevância do currículo como ferramenta mediadora nesse processo. Os resultados indicam que a internet tem sido um fator determinante na mudança das relações pessoais dos jovens, influenciando suas percepções sobre si mesmos e sua comunidade. Assim, o currículo escolar deve ser adaptado para abordar essas questões, garantindo um espaço de reflexão e valorização da identidade ribeirinha frente às novas dinâmicas tecnológicas e culturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY