EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS E BARREIRAS DE INCLUSÃO: UM ESTUDO SOBRE ESCOLARIZAÇÃO ENTRE JOVENS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MARACAXETA EM IRITUIA-PA

Autores

  • Antônia Conceição Ferreira da Costa PPGCA/UFPA
  • José Luiz de Moraes Franco PPGA/UFPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20180

Palavras-chave:

Juventude quilombola. Identidade cultural. Exclusão educacional.

Resumo

Esse artigo buscou analisar os desafios enfrentados pelos jovens da comunidade quilombola Maracaxeta, localizada no território São Miguel Arcanjo, em Irituia-PA, quanto ao acesso, permanência e conclusão da educação básica, com foco no ensino médio. A pesquisa, de abordagem qualitativa, combinou revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas com 20 jovens entre 16 e 20 anos. Os resultados revelam obstáculos estruturais, como a distância até as escolas, precariedade no transporte escolar, ausência de professores e falta de diálogo entre o currículo escolar e a identidade étnico-racial dos alunos. Verificou-se que nenhum dos entrevistados teve acesso a uma educação quilombola, e poucos conhecem o conceito de educação étnico-racial. A análise aponta para a presença de racismo institucional e destaca a urgência de políticas públicas que valorizem os saberes locais, promovam a equidade e contribuam para a emancipação das juventudes quilombolas, reconhecendo seus territórios como espaços legítimos de produção de conhecimento.

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Biografia do Autor

Antônia Conceição Ferreira da Costa, PPGCA/UFPA

Mestre em ciências naturais PPGCA/UFPA. Formada em ciências naturais com habilitação em química pela universidade Estadual do Pará.

José Luiz de Moraes Franco, PPGA/UFPA

Professor Efetivo do Instituto Federal do Pará - Campus Ananindeua. Doutor em Antropologia Social PPGA/UFPA. Graduado em História (Licenciatura/Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2025-07-04

Como Citar

Costa, A. C. F. da, & Franco, J. L. de M. (2025). EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS E BARREIRAS DE INCLUSÃO: UM ESTUDO SOBRE ESCOLARIZAÇÃO ENTRE JOVENS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MARACAXETA EM IRITUIA-PA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 504–517. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20180