EDUCAÇÃO QUILOMBOLA, TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS E BARREIRAS DE INCLUSÃO: UM ESTUDO SOBRE ESCOLARIZAÇÃO ENTRE JOVENS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MARACAXETA EM IRITUIA-PA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20180Palavras-chave:
Juventude quilombola. Identidade cultural. Exclusão educacional.Resumo
Esse artigo buscou analisar os desafios enfrentados pelos jovens da comunidade quilombola Maracaxeta, localizada no território São Miguel Arcanjo, em Irituia-PA, quanto ao acesso, permanência e conclusão da educação básica, com foco no ensino médio. A pesquisa, de abordagem qualitativa, combinou revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas com 20 jovens entre 16 e 20 anos. Os resultados revelam obstáculos estruturais, como a distância até as escolas, precariedade no transporte escolar, ausência de professores e falta de diálogo entre o currículo escolar e a identidade étnico-racial dos alunos. Verificou-se que nenhum dos entrevistados teve acesso a uma educação quilombola, e poucos conhecem o conceito de educação étnico-racial. A análise aponta para a presença de racismo institucional e destaca a urgência de políticas públicas que valorizem os saberes locais, promovam a equidade e contribuam para a emancipação das juventudes quilombolas, reconhecendo seus territórios como espaços legítimos de produção de conhecimento.
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