OS EFEITOS DA POLÍTICA DE EQUIDADE RACIAL PRATICADA NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E TECNOLOGIA DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA/RJ

Autores

  • Joberto da Silva Pessanha Junior Universidade Metropolitana de Santos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20744

Palavras-chave:

Educação Antirracista. Equidade Racial. Políticas Públicas Educacionais. Implementação. Práticas Pedagógicas.

Resumo

O presente estudo analisa a política de equidade racial implementada pela Secretaria de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT) de São Francisco de Itabapoana/RJ, fundamentada na Lei nº 10.639/2003 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Teve como objetivo evidenciar os avanços e efeitos dessa política na promoção de uma educação antirracista. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-analítico e exploratório, utilizando como procedimentos metodológicos a análise documental e a análise de conteúdo. O corpus foi constituído pelo relatório institucional da SMECT, pela legislação pertinente e por obras acadêmicas de referência sobre educação e relações étnico-raciais. Os resultados apontam avanços significativos, como a realização de formações continuadas para docentes, a elaboração de um currículo paralelo, a produção de materiais pedagógicos e a promoção de eventos culturais voltados à valorização da história e cultura afro-brasileira e quilombola. Conclui-se que a política tem contribuído para a construção de práticas pedagógicas inclusivas, para o fortalecimento da identidade cultural dos estudantes e para a consolidação da escola como espaço de valorização da diversidade, de equidade e de combate ao racismo. Deste modo, percebe-se que as ações desenvolvidas até o momento revelam avanços significativos e consolidam a política de equidade racial como exemplo positivo de implementação no âmbito municipal, além disso, o trabalho realizado pela secretaria tende a se tornar exemplo para as demais, já que contribui para a construção de uma sociedade mais justa, plural e democrática, reafirmando o papel da educação como instrumento de transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joberto da Silva Pessanha Junior, Universidade Metropolitana de Santos

Mestre em Ensino pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES).

 

Downloads

Publicado

2025-08-23

Como Citar

Pessanha Junior, J. da S. (2025). OS EFEITOS DA POLÍTICA DE EQUIDADE RACIAL PRATICADA NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E TECNOLOGIA DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA/RJ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 2706–2721. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20744