EDUCAÇÃO MEDIADA PELAS TICS COM ÊNFASE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Dantas Campostrini Vieira Must University (MUST)
  • Angelo Mendes Ferreira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales image/svg+xml
  • Antonia Girlandia Barbosa Lemos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Hermócrates Gomes Melo Júnior Facultad Interamericana de Ciencias Sociales image/svg+xml
  • João Lopes (UNEATLANTICO)
  • Mário Luiz Gomes Pinto IFES
  • Susana Felix Paes Corrêa Leite Centro Universitário Don Domênico
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14981

Palavras-chave:

Teacher training. ICTs. Basic education. Active Methodologies. Public policy.

Resumo

Este estudo investigou como a formação inicial e continuada de professores poderia ser aprimorada para incluir o uso eficaz das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), garantindo que os docentes estivessem preparados para integrar essas tecnologias em suas práticas pedagógicas de maneira significativa e produtiva. O problema abordado foi a falta de formação específica e contínua dos professores no uso das TICs. O objetivo geral foi explorar estratégias e práticas que poderiam melhorar essa formação. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, com análise de textos de autores renomados na área. Os resultados indicaram que a integração das TICs na formação de professores requer uma atualização constante dos currículos dos cursos de licenciatura, programas de formação continuada bem estruturados e políticas públicas que garantam a infraestrutura necessária. A análise destacou que, embora as TICs ofereçam muitas oportunidades para inovar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, a falta de formação adequada e de recursos tecnológicos ainda são barreiras significativas. As considerações finais apontaram que a formação de professores deve ser contínua e adaptativa, envolvendo a atualização dos currículos de formação inicial, a oferta de programas de formação continuada e o suporte de políticas públicas que garantam a infraestrutura necessária.

Biografia do Autor

Dantas Campostrini Vieira, Must University (MUST)

Mestrando em Psicologia Organizacional, Must University (MUST).

Angelo Mendes Ferreira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Antonia Girlandia Barbosa Lemos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Hermócrates Gomes Melo Júnior, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). 

João Lopes, (UNEATLANTICO)

Mestrando em Educação-Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico(UNEATLANTICO)

Mário Luiz Gomes Pinto, IFES

Mestre em Ensino de Ciência e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). 

Susana Felix Paes Corrêa Leite, Centro Universitário Don Domênico

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Centro Universitário Don Domênico (UNIDON).

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Downloads

Publicado

2024-07-22

Como Citar

Vieira, D. C., Ferreira, A. M., Lemos, A. G. B., Melo Júnior, H. G., Lopes, J., Pinto, M. L. G., … Santos, S. M. A. V. (2024). EDUCAÇÃO MEDIADA PELAS TICS COM ÊNFASE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 2324–2344. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14981