PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO

Autores

  • Bárbara Gai Zanini Panta Universidade Federal de Santa Maria
  • Sílvia Maria de Oliveira Pavão Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14421

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Acessibilidade Atitudinal. Atendimento Educacional Especializado.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão acerca das Práticas Restaurativas e Inclusão Escolar. Investiga-se, neste caso, a relação entre estas práticas e os processos de inclusão em uma escola de ensino fundamental. A pesquisa, de natureza básica e abordagem qualitativa, busca trazer, de modo explicativo, uma análise dos diários de campo das atividades restaurativas realizadas nesta escola. Os resultados desta análise mostraram que os estudantes, de maneira geral, mudaram seu olhar a respeito das diferenças, ao mesmo tempo em que os estudantes público-alvo da educação especial se mostraram mais confiantes em sala de aula regular. Percebeu-se o aumento da autoestima e principalmente, uma melhora significativa nas interações entre todos os estudantes. Conclui-se, com este estudo, que a atividade de Práticas Restaurativas aliadas ao AEE contribui para o processo de inclusão, auxiliando principalmente na promoção de acessibilidade atitudinal e rompendo estereótipos.

Biografia do Autor

Bárbara Gai Zanini Panta, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrado em Políticas Públicas e Gestão Educacional - Universidade Federal de Santa Maria.

Sílvia Maria de Oliveira Pavão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Educação - Universidad Autonoma de Barcelona , e Pós- doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

Panta, B. G. Z., & Pavão, S. M. de O. (2024). PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 1216–1235. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14421