PRÁTICAS RESTAURATIVAS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14421Palavras-chave:
Inclusão escolar. Acessibilidade Atitudinal. Atendimento Educacional Especializado.Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão acerca das Práticas Restaurativas e Inclusão Escolar. Investiga-se, neste caso, a relação entre estas práticas e os processos de inclusão em uma escola de ensino fundamental. A pesquisa, de natureza básica e abordagem qualitativa, busca trazer, de modo explicativo, uma análise dos diários de campo das atividades restaurativas realizadas nesta escola. Os resultados desta análise mostraram que os estudantes, de maneira geral, mudaram seu olhar a respeito das diferenças, ao mesmo tempo em que os estudantes público-alvo da educação especial se mostraram mais confiantes em sala de aula regular. Percebeu-se o aumento da autoestima e principalmente, uma melhora significativa nas interações entre todos os estudantes. Conclui-se, com este estudo, que a atividade de Práticas Restaurativas aliadas ao AEE contribui para o processo de inclusão, auxiliando principalmente na promoção de acessibilidade atitudinal e rompendo estereótipos.
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