INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS - A REALIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL NO A.E.E. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Ana Paula Chaves Messias Universidade Federal de Uberlândia-UFU PPGSAT
  • Paulo Cezar Mendes Universidade Federal de Uberlândia-UFU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13664

Palavras-chave:

Educação. Inclusão. Cenário. Atendimento Especializado.

Resumo

Este artigo de revisão integrativa procura discutir a Educação Especial e Inclusiva no Brasil, conhecendo a diversidade presente no cenário nacional educacional, através desta integração, revela-se em uma temática importante a ser discutida nas Políticas Públicas nacionais. Considera aspectos relativos ao desenvolvimento e a aprendizagem da pessoa com deficiência PcD, implica em pensarmos nos recursos que serão necessários para uma educação de qualidade. Envolve desde a formação de professores até mesmo a preparação do espaço físico, para se pensar na realização do trabalho nas instituições educacionais de acordo com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Básica Nacional. O intuito deste trabalho é trazer outras realidades educacionais de outras regiões brasileiras, evidenciar aspectos importantes da rotina vivenciada, aspectos importantes quando se trata de Educação Inclusiva, a partir de uma pesquisa de artigos de outros autores, que evidencia como o Atendimento Educacional Especializado é trabalhado e pode contribuir para uma educação de qualidade a partir de um trabalho que considere as especificidades de cada aluno. Sendo assim, aborda sobre o cenário da Educação Inclusiva no Brasil e relata alguns comentários dos artigos acerca da temática para conseguir com êxito, mostrar a realidade no contexto político e educacional.

Biografia do Autor

Ana Paula Chaves Messias, Universidade Federal de Uberlândia-UFU PPGSAT

Pedagoga UNIFRAN Universidade de Franca, Psicopedagoga Institucional e Clínica UNIPAC Universidade Presidente Antônio Carlos, Educação Especial e Inclusiva, UNISANTA Universidade Santa Cecília. Mestranda Universidade Federal de Uberlândia-UFU PPGSAT- Programa de Pós-graduação Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. 

Paulo Cezar Mendes, Universidade Federal de Uberlândia-UFU

Professor Doutor. Geógrafo, Universidade Federal de Uberlândia-UFU, PPGSAT- Programa de Pós-graduação Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. 

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Publicado

2024-05-07

Como Citar

Messias, A. P. C., & Mendes, P. C. (2024). INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS - A REALIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL NO A.E.E. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 1039–1054. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13664