EDUCAÇÃO & TDIC´S DEMOCRATIZAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL E O EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2748Palavras-chave:
Educação. TDIC´s. Inclusão. Democratização. Cidadania.Resumo
Em um mundo pós covid, entramos em uma nova era da educação e não há espaço para retrocessos. Nesse sentido, é inegável a necessidade de ressignificação dos profissionais e ajustes à realidade digital, na qual o poder de uma boa formação proporciona novos papeis no constructo docente e na postura discente. Mais do que nunca, torna-se imprescindível uma capacitação significativa, contextualizada com os interesses de uma geração imersa no mundo digital. Não obstante, é vital que haja um exercício docente mediador, que proporcione a democratização, a inclusão e o exercício pleno da cidadania. Nesse sentido, o presente trabalho aborda temáticas concernentes com tais questões para a prática didática digital plena, sem perder de vista o desenvolvimento de capacitações cognitivas, intra e interpessoais exigidas do profissional do presente século, bem como o imprescindível papel dos governantes, no sentido de proporcionar uma reestruturação educacional a fim de transformarmos as múltiplas realidades existentes nas instituições de ensino e na sociedade, em geral. Para a elaboração deste Artigo, foi feita uma pesquisa bibliográfica qualitativa, com ênfase na observação e estudo documental, objetivando analisar o cenário educacional previsto em nosso horizonte, após um período calamitoso instaurado mundialmente. Ao mesmo tempo, também procuramos promover um necessário cruzamento dos levantamentos das pesquisas bibliográficas apontadas nas Referências Autorais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY