FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18082Palavras-chave:
Formação Docente. Educação Especial. Inclusão Escolar.Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar os desafios contemporâneos na formação de professores da educação especial, destacando as lacunas e propondo caminhos para uma formação mais inclusiva e eficaz. A pesquisa parte do pressuposto de que a formação docente é um fator determinante para a qualidade do atendimento educacional oferecido aos alunos com deficiência. Por meio de uma abordagem qualitativa, buscou-se identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores em sua formação inicial e continuada, além de investigar como as políticas públicas e as instituições de ensino têm respondido a essas demandas. Os resultados apontam para a necessidade de uma formação mais alinhada com as práticas inclusivas, que contemple não apenas os aspectos teóricos, mas também as habilidades práticas necessárias para o dia a dia em sala de aula. Conclui-se que investir na formação de professores da educação especial é essencial para garantir a inclusão efetiva dos alunos com deficiência e promover uma educação de qualidade. Este estudo contribui para a discussão acadêmica e prática, oferecendo subsídios para a elaboração de políticas e práticas mais eficazes na área da educação especial.
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