RECURSOS INCLUSIVOS E MÉTODOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Lucimar Graf Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Ítalo Martins Lôbo Must University
  • Mirian Roberta dos Santos Fujiyoshi Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Luciene dos Santos Pereira Marvila FACI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18275

Palavras-chave:

Educação Especial. Recursos Inclusivos. Geografia.

Resumo

O ensino de geografia na educação especial requer estratégias adaptadas para garantir a aprendizagem dos alunos com deficiência. Este estudo investiga recursos inclusivos e metodologias que potencializam o ensino da disciplina, destacando a importância da adaptação curricular, do uso de tecnologias assistivas e da aplicação de metodologias ativas.  Os desafios principais incluem a escassez de materiais acessíveis, a falta de formação docente específica e a necessidade de adaptação dos conteúdos geográficos. Metodologias ativas, como jogos educativos, promovem maior engajamento e autonomia dos estudantes. Tecnologias assistivas, como aplicativos e ferramentas digitais, auxiliam no processo de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento de novas habilidades.  A adaptação curricular é essencial para atender às necessidades dos alunos, permitindo flexibilizações nas atividades e avaliações. Além disso, a colaboração entre professores da educação especial e docentes de geografia fortalece práticas pedagógicas mais eficazes. O estudo conclui que a implementação de recursos inclusivos e a formação continuada dos professores são fundamentais para um ensino mais acessível e significativo. Assim, promover a inclusão no ensino de geografia contribui para o avanço acadêmico e social dos alunos com deficiência, valorizando a diversidade e garantindo uma educação de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimar Graf, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Ítalo Martins Lôbo, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST). 1960 NE 5th Ave, Boca Raton, FL 33431, Estados Unidos.

Mirian Roberta dos Santos Fujiyoshi, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Luciene dos Santos Pereira Marvila, FACI

Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva (FACI).

Downloads

Publicado

2025-02-27

Como Citar

Graf, L., Lôbo, Ítalo M., Fujiyoshi, M. R. dos S., & Marvila, L. dos S. P. (2025). RECURSOS INCLUSIVOS E MÉTODOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2621–2627. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18275