ESPAÇOS QUE EDUCAM: O PAPEL DO AMBIENTE ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA ESCOLA EDITH KRIEGER ZABEL

Autores

  • Lucimar Graf FICS
  • Elaine Petermann Centro Universitário Unifebe
  • Nivaldo Pedro de Oliveira IFMA
  • Ítalo Martins Lôbo Must University
  • Alessandra Barboza Barros Almeida Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19607

Palavras-chave:

Espaço Escolar. Desenvolvimento Infantil. Prática Pedagógica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição dos espaços físicos externos da Escola de Ensino Fundamental Edith Krieger Zabel para o desenvolvimento integral das crianças, com foco na Educação Infantil e nos anos iniciais. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada na observação dos ambientes escolares e na análise das práticas pedagógicas desenvolvidas na instituição. Os resultados revelam que os espaços são organizados com intencionalidade educativa, integrando natureza, ludicidade e práticas sustentáveis ao currículo. Estruturas como o redário, a casinha brincante, o caminho sensorial, entre outras, configuram-se como dispositivos de aprendizagem ativa que favorecem o desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo dos alunos. O brincar é reconhecido como eixo estruturante, sendo mediado de forma intencional pelos educadores, com respeito aos tempos e interesses das crianças. Conclui-se que a escola transforma seus espaços em territórios educativos vivos, promovendo uma pedagogia voltada à autonomia, à cidadania e à formação integral dos sujeitos, constituindo-se como referência inspiradora para outras instituições educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimar Graf, FICS

Doutorando em Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Elaine Petermann, Centro Universitário Unifebe

Licenciatura em Pedagogia, Centro Universitário Unifebe. 

Nivaldo Pedro de Oliveira, IFMA

Doutorado em Educação / Professor do Ensino Superior e Educação Básica UNIDA - PY / IFMA.

Ítalo Martins Lôbo, Must University

Mestre em Tecnologia Emergentes na Educação pela MUST University. 

Alessandra Barboza Barros Almeida, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - Assunção – Paraguay. 

Downloads

Publicado

2025-05-29

Como Citar

Graf, L., Petermann, E., Oliveira, N. P. de, Lôbo, Ítalo M., & Almeida, A. B. B. (2025). ESPAÇOS QUE EDUCAM: O PAPEL DO AMBIENTE ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA ESCOLA EDITH KRIEGER ZABEL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 8254–8264. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19607