A INFLUÊNCIA DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11141Palavras-chave:
Gamificação. Ensino de matemática. estratégias pedagógicas. Contexto educacional. Autonomia do aluno.Resumo
Este estudo explora a influência da gamificação no ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. A gamificação provou ser uma forma eficaz de aumentar o envolvimento, a motivação e o envolvimento ativo dos alunos, integrando elementos de jogos em ambientes educacionais. O estudo destaca a importância de considerar a diversidade de disciplinas do currículo e como isso afeta a aplicação da gamificação. A pesquisa foi projetada para fornecer a educadores, pesquisadores e profissionais da educação insights significativos destinados a melhorar estratégias de gamificação e criar ambientes de aprendizagem mais estimulantes. Apesar dos potenciais benefícios, é necessária uma investigação mais aprofundada sobre a eficácia da gamificação, especialmente na primeira série do ensino fundamental. A questão central do estudo é a análise de como a gamificação afeta o processo de aprendizagem em diferentes disciplinas, com foco na matemática. A gamificação surgiu como uma estratégia inovadora para tornar a educação mais envolvente e promover a autonomia e o domínio dos alunos no seu próprio desenvolvimento intelectual. Além disso, ajuda a desenvolver habilidades socioemocionais essenciais para o sucesso dos alunos na escola e na vida diária. Ao contextualizar as aulas de forma relevante, a gamificação torna a aprendizagem mais significativa e aplicável ao mundo real. Em última análise, a gamificação torna-se uma ferramenta valiosa para desenvolver estudantes motivados e autossuficientes, preparados para enfrentar os desafios do século XXI.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY