GESTÃO PARTICIPATIVA E EVASÃO ESCOLAR: A EFETIVIDADE DAS AÇÕES DE BUSCA ATIVA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Autores

  • Rosângela Simone Penna Ribeiro Cuencas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19573

Palavras-chave:

Evasão escolar. Gestão participativa. Busca ativa.

Resumo

Esse artigo buscou analisar a efetividade das ações de busca ativa no enfrentamento da evasão escolar, com foco na articulação dessas estratégias a práticas de gestão participativa nas escolas municipais. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada em produções acadêmicas e documentos institucionais publicados nos últimos cinco anos. Os resultados evidenciaram que a evasão escolar é um fenômeno multifatorial, profundamente vinculado à fragilidade dos vínculos escolares, à vulnerabilidade social e à falta de escuta ativa dos estudantes e suas famílias. Os estudos demonstraram que as escolas que adotam modelos de gestão democrática, com participação coletiva, diálogo aberto e responsabilização partilhada, apresentam melhores resultados na prevenção da evasão e no reingresso de alunos por meio da busca ativa escolar. Constatou-se também que a atuação intersetorial entre educação, saúde e assistência social é determinante para o sucesso das ações. Conclui-se que a união entre gestão participativa e busca ativa qualificada constitui um caminho promissor para fortalecer a permanência escolar e garantir o direito à educação com equidade e humanização.

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Biografia do Autor

Rosângela Simone Penna Ribeiro Cuencas

Cursando mestrado, pós-graduação e graduação em pedagogia.

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Publicado

2025-05-26

Como Citar

Cuencas, R. S. P. R. (2025). GESTÃO PARTICIPATIVA E EVASÃO ESCOLAR: A EFETIVIDADE DAS AÇÕES DE BUSCA ATIVA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 7362–7373. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19573