ENTRE A INOVAÇÃO E A PREOCUPAÇÃO: DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Jaison da Silva Sacramento Christian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19689

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. Inovação Educacional. Inclusão Digital. Personalização do Ensino. Ética na Educação.

Resumo

Este trabalho examina o impacto da inteligência artificial (IA) na inovação educacional, evidenciando oportunidades e desafios trazidos por esse novo cenário. A integração da IA nas práticas pedagógicas representa não apenas um avanço tecnológico, mas também uma profunda transformação dos paradigmas educacionais. Ferramentas digitais, quando implementadas de maneira ética e estratégica, permitem a personalização do ensino, adaptando conteúdos e métodos às necessidades específicas dos estudantes e promovendo ambientes de aprendizagem mais inclusivos, dinâmicos e colaborativos. A literatura destaca que professores têm papel central nesse processo, sendo a formação continuada e a capacitação em tecnologias emergentes fatores determinantes para o sucesso da adoção da IA no ambiente escolar. Currículos flexíveis, metodologias ativas e recursos acessíveis, como tutores virtuais e plataformas interativas, contribuem para ampliar a equidade e a qualidade do ensino. Por outro lado, o estudo ressalta desafios importantes, principalmente relacionados à privacidade de dados, ao risco de despersonalização do ensino e à ampliação das desigualdades digitais. A análise aponta a necessidade de políticas públicas e regulamentações claras que assegurem a proteção de dados e promovam acesso equitativo às tecnologias. Destaca-se, ainda, a importância de um debate ético, envolvendo educadores, estudantes, famílias e especialistas, para formulação de diretrizes responsáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaison da Silva Sacramento, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação pela Christian Business School. Mestre em Administração pela Must University. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Cidade de São Paulo. Graduado em Matemática pelo Centro Universitário Internacional. Licenciado em Matemática pelo Centro Universitário Cidade Verde.  Lattes: https://lattes.cnpq.br/4834473703321012.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Doutor em Ciências da Educação pela Christian Business School. Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7670344131292265. 

Downloads

Publicado

2025-06-04

Como Citar

Sacramento, J. da S., & Coutinho, D. J. G. (2025). ENTRE A INOVAÇÃO E A PREOCUPAÇÃO: DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 769–783. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19689