A EDUCAÇÃO EM REDE: O PAPEL DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18676Palavras-chave:
Aprendizagem colaborativa. Engajamento estudantil. Ensino a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Tecnologias educacionais.Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar o papel da aprendizagem colaborativa nos ambientes virtuais de aprendizagem, com foco na relação entre cooperação e engajamento dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida de forma bibliográfica, analisando obras de autores que discutem a utilização de tecnologias e metodologias colaborativas no ensino a distância. O problema abordado foi a necessidade de compreender como a aprendizagem colaborativa pode ser integrada de maneira eficaz em plataformas digitais, promovendo maior cooperação e engajamento entre os alunos. Durante o desenvolvimento, foi identificado que a aprendizagem colaborativa, quando aplicada em ambientes digitais, tem o potencial de aumentar o engajamento dos alunos, principalmente ao estimular a interação e o trabalho em grupo. Foi observado também que o sucesso dessa metodologia depende do planejamento adequado das atividades e do papel do educador como facilitador. As considerações finais apontaram que a colaboração entre os alunos, mediada pelas tecnologias, contribui para o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas, sendo essencial para a formação de cidadãos críticos e preparados para o mercado de trabalho. Contudo, a pesquisa indicou a necessidade de estudos complementares que explorem desafios específicos e contextos diversificados, ampliando a compreensão sobre a aplicação da aprendizagem colaborativa em diferentes modalidades educacionais.
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