A EDUCAÇÃO EM REDE: O PAPEL DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Autores

  • Talitha Alves Carvalho Gonçalves MUST
  • Antônio Carlos Victor Amaral PUC/SP
  • Juliane Boito Bavaresco MUST
  • Maria Edvania da Silva UFPB
  • Olivia da Silveira Borges Bastos MUST
  • Roberto Carlos Cipriani FICS
  • Rosana Oliveira Freitas Trindade MUST
  • Vera Lúcia Gonçalves Lédo MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18676

Palavras-chave:

Aprendizagem colaborativa. Engajamento estudantil. Ensino a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Tecnologias educacionais.

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar o papel da aprendizagem colaborativa nos ambientes virtuais de aprendizagem, com foco na relação entre cooperação e engajamento dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida de forma bibliográfica, analisando obras de autores que discutem a utilização de tecnologias e metodologias colaborativas no ensino a distância. O problema abordado foi a necessidade de compreender como a aprendizagem colaborativa pode ser integrada de maneira eficaz em plataformas digitais, promovendo maior cooperação e engajamento entre os alunos. Durante o desenvolvimento, foi identificado que a aprendizagem colaborativa, quando aplicada em ambientes digitais, tem o potencial de aumentar o engajamento dos alunos, principalmente ao estimular a interação e o trabalho em grupo. Foi observado também que o sucesso dessa metodologia depende do planejamento adequado das atividades e do papel do educador como facilitador. As considerações finais apontaram que a colaboração entre os alunos, mediada pelas tecnologias, contribui para o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas, sendo essencial para a formação de cidadãos críticos e preparados para o mercado de trabalho. Contudo, a pesquisa indicou a necessidade de estudos complementares que explorem desafios específicos e contextos diversificados, ampliando a compreensão sobre a aplicação da aprendizagem colaborativa em diferentes modalidades educacionais.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talitha Alves Carvalho Gonçalves, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Antônio Carlos Victor Amaral, PUC/SP

Doutor em História da Ciência, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Juliane Boito Bavaresco, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Maria Edvania da Silva, UFPB

Mestra em História e Cultura Histórica, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Olivia da Silveira Borges Bastos, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Roberto Carlos Cipriani, FICS

Mestre em Ciências da Educação, Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Rosana Oliveira Freitas Trindade, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Vera Lúcia Gonçalves Lédo, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Downloads

Publicado

2025-04-03

Como Citar

Gonçalves, T. A. C., Amaral, A. C. V., Bavaresco, J. B., Silva, M. E. da, Bastos, O. da S. B., Cipriani, R. C., … Lédo, V. L. G. (2025). A EDUCAÇÃO EM REDE: O PAPEL DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 316–323. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18676