INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OPORTUNIDADES PARA A APRENDIZAGEM ADAPTATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18677Palavras-chave:
Inteligência Artificial. Ensino a distância. Personalização do aprendizado. Learning Analytics. Desafios educacionais.Resumo
Este estudo investigou a aplicação da Inteligência Artificial (IA) nos cursos à distância, com o objetivo de analisar suas vantagens, desvantagens e desafios. A questão central abordada foi: “Quais são as vantagens, desvantagens e desafios da aplicação da Inteligência Artificial nos cursos à distância?” O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a IA pode ser aplicada de forma eficaz nos cursos à distância, considerando seus impactos pedagógicos e tecnológicos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que envolveu a análise de literatura especializada sobre o tema. O desenvolvimento do estudo destacou os benefícios da IA, como a personalização do aprendizado e a melhoria da gestão educacional, além de apontar as desvantagens e desafios, como a dependência de dados e as questões éticas. As considerações finais confirmaram que, apesar dos benefícios, a implementação da IA deve ser planejada, levando em conta a formação dos educadores e a proteção dos dados dos alunos. A pesquisa também sugeriu que estudos sejam realizados para explorar as implicações a longo prazo do uso da IA na educação.
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