INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OPORTUNIDADES PARA A APRENDIZAGEM ADAPTATIVA

Autores

  • Maria Aparecida da Cunha MUST
  • Adriano de Souza Alves FICS
  • Agda Mara Ramos MUST
  • Antônio Carlos Victor Amaral PUC
  • Claudia Alves Menezes MUST
  • Francisco Jorge Bezerra de Souza Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Leonardo Rodrigues Leite UFOP
  • Talitha Alves Carvalho Gonçalves MUST
  • Valdir da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18677

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. Ensino a distância. Personalização do aprendizado. Learning Analytics. Desafios educacionais.

Resumo

Este estudo investigou a aplicação da Inteligência Artificial (IA) nos cursos à distância, com o objetivo de analisar suas vantagens, desvantagens e desafios. A questão central abordada foi: “Quais são as vantagens, desvantagens e desafios da aplicação da Inteligência Artificial nos cursos à distância?” O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a IA pode ser aplicada de forma eficaz nos cursos à distância, considerando seus impactos pedagógicos e tecnológicos. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que envolveu a análise de literatura especializada sobre o tema. O desenvolvimento do estudo destacou os benefícios da IA, como a personalização do aprendizado e a melhoria da gestão educacional, além de apontar as desvantagens e desafios, como a dependência de dados e as questões éticas. As considerações finais confirmaram que, apesar dos benefícios, a implementação da IA deve ser planejada, levando em conta a formação dos educadores e a proteção dos dados dos alunos. A pesquisa também sugeriu que estudos sejam realizados para explorar as implicações a longo prazo do uso da IA na educação.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida da Cunha, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Adriano de Souza Alves, FICS

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Agda Mara Ramos, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Antônio Carlos Victor Amaral, PUC

Doutor em História da Ciência, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Claudia Alves Menezes, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Francisco Jorge Bezerra de Souza, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Especialista em Matemática, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Leonardo Rodrigues Leite, UFOP

Mestre em Educação Matemática, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Talitha Alves Carvalho Gonçalves, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Valdir da Cunha

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

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Publicado

2025-04-03

Como Citar

Cunha, M. A. da, Alves, A. de S., Ramos, A. M., Amaral, A. C. V., Menezes, C. A., Souza, F. J. B. de, … Cunha, V. da. (2025). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: OPORTUNIDADES PARA A APRENDIZAGEM ADAPTATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 462–468. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18677