APRENDIZAGEM PERSONALIZADA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: COMO A IA PODE MELHORAR O EAD
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18259Palavras-chave:
Inteligência Artificial. Ensino a Distância. Personalização. Desafios. Vantagens.Resumo
O presente estudo tratou da implementação da Inteligência Artificial (IA) nos cursos à distância, com o objetivo de analisar suas vantagens, desvantagens e desafios. A questão central foi identificar como a IA impacta os processos de ensino-aprendizagem nesse modelo educacional. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem bibliográfica, com análise de estudos e artigos relacionados ao uso da IA na educação a distância. O desenvolvimento do trabalho abordou as vantagens da personalização da aprendizagem, automação de tarefas administrativas e melhoria no feedback ao aluno. Contudo, também foram discutidas as desvantagens, como a dependência tecnológica, a desumanização da interação no ensino e as questões de segurança e privacidade dos dados. Além disso, foram identificados os desafios relacionados à formação de educadores e à infraestrutura necessária para a adoção da IA. Nas considerações finais, foi evidenciado que, embora a IA tenha grande potencial, sua implementação deve ser cuidadosa e equilibrada, com foco na adaptação das práticas pedagógicas e na superação dos desafios estruturais. O estudo contribuiu para a reflexão sobre o uso da IA na educação, apontando a necessidade de investigações para entender seus impactos a longo prazo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY