APRENDIZAGEM PERSONALIZADA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: COMO A IA PODE MELHORAR O EAD

Autores

  • José Cristiano Lima de Freitas Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Andreza Bastos Bartz Nogueira da Fonseca Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Edgar Caldeira da Cruz Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Eunice Silva Missagia Must University
  • Gerusa Pilati Must University
  • Mychelle Silva de Alencar Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Renata Poncio Guizardi Must University
  • Weslayny Vieira Goes Cerqueira Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18259

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. Ensino a Distância. Personalização. Desafios. Vantagens.

Resumo

O presente estudo tratou da implementação da Inteligência Artificial (IA) nos cursos à distância, com o objetivo de analisar suas vantagens, desvantagens e desafios. A questão central foi identificar como a IA impacta os processos de ensino-aprendizagem nesse modelo educacional. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem bibliográfica, com análise de estudos e artigos relacionados ao uso da IA na educação a distância. O desenvolvimento do trabalho abordou as vantagens da personalização da aprendizagem, automação de tarefas administrativas e melhoria no feedback ao aluno. Contudo, também foram discutidas as desvantagens, como a dependência tecnológica, a desumanização da interação no ensino e as questões de segurança e privacidade dos dados. Além disso, foram identificados os desafios relacionados à formação de educadores e à infraestrutura necessária para a adoção da IA. Nas considerações finais, foi evidenciado que, embora a IA tenha grande potencial, sua implementação deve ser cuidadosa e equilibrada, com foco na adaptação das práticas pedagógicas e na superação dos desafios estruturais. O estudo contribuiu para a reflexão sobre o uso da IA na educação, apontando a necessidade de investigações para entender seus impactos a longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Cristiano Lima de Freitas, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Andreza Bastos Bartz Nogueira da Fonseca, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Edgar Caldeira da Cruz, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Eunice Silva Missagia, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Gerusa Pilati, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Mychelle Silva de Alencar, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Renata Poncio Guizardi, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST)

Weslayny Vieira Goes Cerqueira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-02-24

Como Citar

Freitas, J. C. L. de, Fonseca, A. B. B. N. da, Cruz, E. C. da, Missagia, E. S., Pilati, G., Alencar, M. S. de, … Cerqueira, W. V. G. (2025). APRENDIZAGEM PERSONALIZADA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: COMO A IA PODE MELHORAR O EAD. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2098–2104. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18259