O TRIPÉ DO ENSINO A DISTÂNCIA: CONEXÃO ENTRE ESTUDANTE, DOCENTE E TUTOR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18718Palavras-chave:
Ensino a Distância. Estudante. Docente. Tutor. Metodologias ativas.Resumo
Este estudo abordou o tripé do Ensino a Distância (EAD), analisando a interação entre estudante, docente e tutor, com o objetivo de compreender como essas conexões influenciam o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa bibliográfica investigou as funções e desafios de cada ator no EAD, explorando teorias pedagógicas, metodologias ativas e ferramentas tecnológicas utilizadas nesse contexto. A pesquisa revelou que o sucesso do EAD depende da colaboração entre estudante, docente e tutor, sendo necessário que cada um desempenhe suas funções de maneira integrada para garantir um aprendizado significativo. Além disso, constatou-se que o tutor tem um papel no apoio pedagógico e emocional do aluno, além de ser fundamental para monitorar o progresso dos estudantes. As considerações finais indicaram que, embora o tripé EAD tenha um impacto positivo, existem desafios, como a necessidade de capacitação contínua dos docentes e tutores, bem como a adaptação das práticas pedagógicas às tecnologias digitais. A pesquisa sugeriu que novos estudos são necessários para a compreensão sobre o uso das metodologias ativas e o impacto das ferramentas tecnológicas no EAD.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY