O TRIPÉ DO ENSINO A DISTÂNCIA: CONEXÃO ENTRE ESTUDANTE, DOCENTE E TUTOR

Autores

  • Marcela Sanches UNIRIO
  • Camila Noleto Guimarães Talon MUST
  • Glaucilaine Rodrigues de Melo MUST
  • Luiz Cândido Clementino MUST
  • Maria Aparecida Rodrigues de Sousa Nunes MUST
  • Miguel Angelo Freire UERJ
  • Nayene Gomes Almeida Moura MUST
  • Nubya Oliveira da Rocha MUST
  • Romilton Pereira da Costa MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18718

Palavras-chave:

Ensino a Distância. Estudante. Docente. Tutor. Metodologias ativas.

Resumo

Este estudo abordou o tripé do Ensino a Distância (EAD), analisando a interação entre estudante, docente e tutor, com o objetivo de compreender como essas conexões influenciam o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa bibliográfica investigou as funções e desafios de cada ator no EAD, explorando teorias pedagógicas, metodologias ativas e ferramentas tecnológicas utilizadas nesse contexto. A pesquisa revelou que o sucesso do EAD depende da colaboração entre estudante, docente e tutor, sendo necessário que cada um desempenhe suas funções de maneira integrada para garantir um aprendizado significativo. Além disso, constatou-se que o tutor tem um papel no apoio pedagógico e emocional do aluno, além de ser fundamental para monitorar o progresso dos estudantes. As considerações finais indicaram que, embora o tripé EAD tenha um impacto positivo, existem desafios, como a necessidade de capacitação contínua dos docentes e tutores, bem como a adaptação das práticas pedagógicas às tecnologias digitais. A pesquisa sugeriu que novos estudos são necessários para a compreensão sobre o uso das metodologias ativas e o impacto das ferramentas tecnológicas no EAD.

Downloads

Biografia do Autor

Marcela Sanches, UNIRIO

Doutora em Museologia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Camila Noleto Guimarães Talon, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Glaucilaine Rodrigues de Melo, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Luiz Cândido Clementino, MUST

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação,Must University (MUST).

Maria Aparecida Rodrigues de Sousa Nunes, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Miguel Angelo Freire, UERJ

Especialista Informática em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Nayene Gomes Almeida Moura, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Nubya Oliveira da Rocha, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Romilton Pereira da Costa, MUST

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Sanches, M., Talon, C. N. G., Melo, G. R. de, Clementino, L. C., Nunes, M. A. R. de S., Freire, M. A., … Costa, R. P. da. (2025). O TRIPÉ DO ENSINO A DISTÂNCIA: CONEXÃO ENTRE ESTUDANTE, DOCENTE E TUTOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 654–660. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18718