DO FÍSICO AO VIRTUAL: COMO CRIAR AMBIENTES DE APRENDIZAGEM DIGITAIS EFICAZES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18717Palavras-chave:
Business Intelligence. E-learning. Gestão educacional. Personalização do ensino. Educação digital.Resumo
Este estudo investigou o uso de Business Intelligence (BI) na gestão de ambientes de e-learning, com o objetivo de compreender como o BI pode contribuir para a otimização dos processos de ensino-aprendizagem e a gestão de recursos educacionais. A questão central foi: como o uso de BI pode melhorar a gestão estratégica em ambientes de e-learning? A pesquisa foi de natureza bibliográfica, baseada na revisão de literatura existente sobre o tema. O desenvolvimento abordou as possibilidades de personalização do ensino, o monitoramento do desempenho dos alunos em tempo real e a utilização dos dados para decisões estratégicas. Os resultados indicaram que a implementação do BI pode aprimorar a gestão educacional, personalizar o aprendizado e otimizar os recursos, mas também revelou desafios, como a necessidade de infraestrutura adequada e capacitação de profissionais. Concluiu-se que o BI oferece ferramentas valiosas para a educação digital, mas que novos estudos são necessários para entender sua aplicação em diferentes contextos educacionais. A pesquisa contribui ao apontar a relevância do BI na educação, evidenciando a importância de sua integração com estratégias pedagógicas.
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