DO FÍSICO AO VIRTUAL: COMO CRIAR AMBIENTES DE APRENDIZAGEM DIGITAIS EFICAZES

Autores

  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta UFPE
  • Ana Paula Pereira Prado MUST
  • Cláudia Felipe Matias Sbroglia MUST
  • Gleiciene Moreira da Silva Pires MUST
  • Luiz Cândido Clementino MUST
  • Margarete Farias Leite Brito MUST
  • Rosana Medeiros Soares Rodrigues MUST
  • Sandra Marcia de Souza MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18717

Palavras-chave:

Business Intelligence. E-learning. Gestão educacional. Personalização do ensino. Educação digital.

Resumo

Este estudo investigou o uso de Business Intelligence (BI) na gestão de ambientes de e-learning, com o objetivo de compreender como o BI pode contribuir para a otimização dos processos de ensino-aprendizagem e a gestão de recursos educacionais. A questão central foi: como o uso de BI pode melhorar a gestão estratégica em ambientes de e-learning? A pesquisa foi de natureza bibliográfica, baseada na revisão de literatura existente sobre o tema. O desenvolvimento abordou as possibilidades de personalização do ensino, o monitoramento do desempenho dos alunos em tempo real e a utilização dos dados para decisões estratégicas. Os resultados indicaram que a implementação do BI pode aprimorar a gestão educacional, personalizar o aprendizado e otimizar os recursos, mas também revelou desafios, como a necessidade de infraestrutura adequada e capacitação de profissionais. Concluiu-se que o BI oferece ferramentas valiosas para a educação digital, mas que novos estudos são necessários para entender sua aplicação em diferentes contextos educacionais. A pesquisa contribui ao apontar a relevância do BI na educação, evidenciando a importância de sua integração com estratégias pedagógicas.

Downloads

Biografia do Autor

Daniela Paula de Lima Nunes Malta, UFPE

Doutora em Letras, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Ana Paula Pereira Prado, MUST

Mestranda em Business Administration, Must University (MUST)

Cláudia Felipe Matias Sbroglia, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Gleiciene Moreira da Silva Pires, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Luiz Cândido Clementino, MUST

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Margarete Farias Leite Brito, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Rosana Medeiros Soares Rodrigues, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Sandra Marcia de Souza, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST)

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Malta, D. P. de L. N., Prado, A. P. P., Sbroglia, C. F. M., Pires, G. M. da S., Clementino, L. C., Brito, M. F. L., … Souza, S. M. de. (2025). DO FÍSICO AO VIRTUAL: COMO CRIAR AMBIENTES DE APRENDIZAGEM DIGITAIS EFICAZES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 636–644. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18717