GESTÃO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE PROJETOS DE VIDA DOS ESTUDANTES

Autores

  • Francisco das Chagas da Silva Nelço FICS
  • Djane Mineiro Lira Roque MUST
  • Joelma Barbosa da Silva
  • Maria Aparecida Rodrigues de Sousa Nunes MUST
  • Marilene Rodrigues Martins MUST
  • Ramon Vinícius Coutinho Ferreira FICS
  • Sandra Marcia de Souza MUST
  • Wanessa Rodrigues Mendonça Alves MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18719

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Projetos de Vida, Formação Docente, Tecnologias Educacionais, Desenvolvimento Integral.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar como a gestão escolar pode contribuir para a formação de projetos de vida dos estudantes, considerando as diversas esferas da educação formal e os desafios contemporâneos da sociedade. Para atingir esse objetivo, a pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica. A metodologia consistiu na revisão de obras acadêmicas e artigos relevantes que abordam a gestão escolar e a formação de projetos de vida, com ênfase na inter-relação entre esses temas. Os resultados indicaram que a gestão escolar exerce um impacto significativo na formação dos projetos de vida, criando ambientes favoráveis à reflexão dos alunos sobre suas escolhas pessoais e profissionais. A articulação entre a gestão escolar e os docentes foi identificada como essencial para integrar os projetos de vida ao currículo escolar, permitindo que os estudantes sejam orientados e apoiados ao longo de seu desenvolvimento. A formação contínua dos professores se mostrou crucial para a efetividade do processo, pois capacita os docentes a agirem como facilitadores na construção dos projetos de vida dos alunos. As tecnologias também foram apontadas como ferramentas importantes para apoiar tanto a gestão escolar quanto a orientação dos alunos na construção de seus projetos de vida. As considerações finais destacaram a importância de uma gestão escolar eficiente, a formação docente e o uso das tecnologias, sugerindo a necessidade de estudos sobre a integração dessas práticas no desenvolvimento dos projetos de vida.

Downloads

Biografia do Autor

Francisco das Chagas da Silva Nelço, FICS

Doutorando em Ciências da Educação, Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Djane Mineiro Lira Roque, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Joelma Barbosa da Silva

Especialista em Educação Infantil/Séries, Instituto Superior de Educação e Cultura “Ulisses Boyd.

Maria Aparecida Rodrigues de Sousa Nunes, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Marilene Rodrigues Martins, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Ramon Vinícius Coutinho Ferreira, FICS

Mestrando em Ciências da Educação, Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Sandra Marcia de Souza, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Wanessa Rodrigues Mendonça Alves, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Nelço, F. das C. da S., Roque, D. M. L., Silva, J. B. da, Nunes, M. A. R. de S., Martins, M. R., Ferreira, R. V. C., … Alves, W. R. M. (2025). GESTÃO ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE PROJETOS DE VIDA DOS ESTUDANTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 699–716. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18719