ENSINO BASEADO NA COOPERAÇÃO: A EFICÁCIA DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18747Palavras-chave:
Aprendizagem colaborativa. Competências socioemocionais. Tecnologias digitais. Ensino cooperativo. Pesquisa bibliográfica.Resumo
Este estudo investigou a eficácia da aprendizagem colaborativa, mediada por tecnologias, no desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos. O objetivo principal foi analisar como o modelo educacional baseado na cooperação, integrado ao uso de ferramentas digitais, contribui para o aprimoramento das habilidades socioemocionais, como comunicação, empatia e trabalho em equipe. A pesquisa, de caráter bibliográfico, realizou uma análise de textos acadêmicos sobre o tema, explorando como a interação entre os alunos em ambientes digitais favorece a construção conjunta do conhecimento e o desenvolvimento de competências essenciais. O desenvolvimento do estudo destacou que a utilização de tecnologias digitais na aprendizagem colaborativa facilita a comunicação entre os estudantes, promove um ambiente inclusivo e dinâmico, e torna o processo de aprendizagem flexível. Constatou-se que, ao interagir com os colegas, os alunos não apenas aprimoram suas habilidades cognitivas, mas também suas competências sociais. As considerações finais indicaram que a aprendizagem colaborativa, mediada por tecnologias, é eficaz no desenvolvimento das competências socioemocionais, sendo fundamental para a formação integral dos alunos. Além disso, sugeriu-se que outros estudos sejam realizados para aprofundar as conclusões, especialmente no que se refere à integração de diferentes tecnologias no processo colaborativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY