ENSINO BASEADO NA COOPERAÇÃO: A EFICÁCIA DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Autores

  • Ana Flávia Elói da Silva Alves MUST
  • Jaqueline Aparecida Lemos MUST
  • Kátia dos Santos Santana Zanato MUST
  • Maria de Lurdes Rezende Silva MUST
  • Nayene Gomes Almeida Moura MUST
  • Nilson Ferreira da Silva MUST
  • Patricia Queiroz Barboza UNIASSELVI
  • Rogério dos Santos Ferreira UTIC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18747

Palavras-chave:

Aprendizagem colaborativa. Competências socioemocionais. Tecnologias digitais. Ensino cooperativo. Pesquisa bibliográfica.

Resumo

Este estudo investigou a eficácia da aprendizagem colaborativa, mediada por tecnologias, no desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos. O objetivo principal foi analisar como o modelo educacional baseado na cooperação, integrado ao uso de ferramentas digitais, contribui para o aprimoramento das habilidades socioemocionais, como comunicação, empatia e trabalho em equipe. A pesquisa, de caráter bibliográfico, realizou uma análise de textos acadêmicos sobre o tema, explorando como a interação entre os alunos em ambientes digitais favorece a construção conjunta do conhecimento e o desenvolvimento de competências essenciais. O desenvolvimento do estudo destacou que a utilização de tecnologias digitais na aprendizagem colaborativa facilita a comunicação entre os estudantes, promove um ambiente inclusivo e dinâmico, e torna o processo de aprendizagem flexível. Constatou-se que, ao interagir com os colegas, os alunos não apenas aprimoram suas habilidades cognitivas, mas também suas competências sociais. As considerações finais indicaram que a aprendizagem colaborativa, mediada por tecnologias, é eficaz no desenvolvimento das competências socioemocionais, sendo fundamental para a formação integral dos alunos. Além disso, sugeriu-se que outros estudos sejam realizados para aprofundar as conclusões, especialmente no que se refere à integração de diferentes tecnologias no processo colaborativo.

Downloads

Biografia do Autor

Ana Flávia Elói da Silva Alves, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Jaqueline Aparecida Lemos, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Kátia dos Santos Santana Zanato, MUST

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Maria de Lurdes Rezende Silva, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Nayene Gomes Almeida Moura, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Nilson Ferreira da Silva, MUST

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Patricia Queiroz Barboza, UNIASSELVI

Especialista em Educação Física Escolar, Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).

Rogério dos Santos Ferreira, UTIC

Mestrando em Ciências da Educação, Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC).

Downloads

Publicado

2025-04-08

Como Citar

Alves, A. F. E. da S., Lemos, J. A., Zanato, K. dos S. S., Silva, M. de L. R., Moura, N. G. A., Silva, N. F. da, … Ferreira, R. dos S. (2025). ENSINO BASEADO NA COOPERAÇÃO: A EFICÁCIA DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1098–1104. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18747