APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: DESPERTANDO O PENSAMENTO CRÍTICO NO COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20958Palabras clave:
Metodologias ativas. Aprendizagem baseada em problemas. Ensino. Docência. Pensamento crítico.Resumen
O presente estudo abordou as metodologias ativas no ensino, com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), destacando os desafios enfrentados pelos docentes em sua aplicação. O problema investigado centrou-se na seguinte questão: quais são os principais desafios enfrentados pelos docentes na implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas no contexto das metodologias ativas? Teve-se como objetivo geral analisar os desafios enfrentados pelos professores na aplicação da ABP, considerando sua capacidade de promover o pensamento crítico e a aprendizagem significativa por meio de situações reais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores que discutem o papel docente, inovação pedagógica e estratégias ativas de ensino. No desenvolvimento, foram discutidas as exigências impostas aos docentes, como a necessidade de formação contínua, a adaptação a novos papéis e o uso pedagógico das tecnologias. As considerações finais indicaram que os principais obstáculos estão relacionados à falta de preparo técnico, à carência de recursos e à rigidez das estruturas escolares, o que impacta na eficácia da metodologia. Concluiu-se que a superação desses desafios requer políticas de valorização docente, condições institucionais adequadas e aprofundamento em estudos futuros.
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