METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Ana Júlia do Prado Esteves Faculdade Futura
  • Ana Cláudia dos Santos Barão Faculdade Futura
  • Suéllen Danúbia da Silva Faculdade Futura
  • Elimeire Alves de Oliveira Faculdade Futura
  • Ijosiel Mendes Faculdade Futura
  • Melka Carolina Faria Catelan Faculdade Futura

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23656

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Ensino de Ciências. Educação Básica. Aprendizagem significativa.

Resumo

O presente artigo, de caráter bibliográfico, tem como objetivo analisar as contribuições das metodologias ativas para o ensino de Ciências, com ênfase na aprendizagem significativa e na formação docente nos anos iniciais da Educação Básica. A partir de referenciais teóricos clássicos e contemporâneos da área da educação científica, discute-se como estratégias pedagógicas ativas, tais como aprendizagem baseada em projetos, ensino por investigação, sala de aula invertida, aprendizagem colaborativa e práticas experimentais, favorecem o protagonismo discente, o pensamento crítico e a construção do conhecimento científico. Além disso, problematiza-se a relação entre a adoção dessas metodologias e a formação inicial e continuada dos professores, considerando os desafios estruturais, pedagógicos e tecnológicos enfrentados na prática docente. Conclui-se que as metodologias ativas constituem importantes ferramentas para a ressignificação do ensino de Ciências, desde que articuladas a processos formativos consistentes e a uma postura reflexiva do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Júlia do Prado Esteves, Faculdade Futura

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Futura de Votuporanga/SP.

Ana Cláudia dos Santos Barão, Faculdade Futura

Graduada em Ciências Biológicas (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (ISEED-FAVED). Especialista em Neurociência e Aprendizagem (ÚNICA). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (IPEMIG). Mestre em Biologia Animal (UNESP). Docente no curso de Pedagogia da Faculdade Futura de Votuporanga.  

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Graduanda em Pedagogia (UNIBF). Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO), Especialização em Controladoria (UNIASSELVI), Mestrado em Administração (UNIMEP). Docente no curso de Pedagogia da Faculdade Futura de Votuporanga.  

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Graduada em Direito (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV)Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). Docente e Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Futura de Votuporanga.  

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Graduado em Matemática. (UNIFEV). Especialista em Matemática (UNICAMP). Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR). Mestrado em Matemática (UNESP).  Docente no curso de Pedagogia da Faculdade Futura de Votuporanga.

Melka Carolina Faria Catelan, Faculdade Futura

Graduada em Matemática (UNESP). Graduada em Pedagogia (Centro de Educação Continuada). Mestre em Matemática (UNESP). Docente da Faculdade Futura de Votuporanga e coordenadora de área na secretaria estadual da educação do estado de São Paulo. 

Downloads

Publicado

2026-01-09

Como Citar

Esteves, A. J. do P., Barão, A. C. dos S., Silva, S. D. da, Oliveira, E. A. de, Mendes, I., & Catelan, M. C. F. (2026). METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(1), 1–7. https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23656