METODOLOGIAS ATIVAS DA EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18557Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas. Metodologias Ativas. Inovação Educacional.Resumo
A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia ativa que coloca o estudante como protagonista do aprendizado, promovendo a construção do conhecimento por meio da investigação e resolução de problemas reais. O objetivo deste estudo é analisar seus benefícios e desafios no contexto educacional. A justificativa baseia-se na necessidade de métodos de ensino mais dinâmicos, que estimulem o pensamento crítico e a autonomia. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica de estudos publicados entre 2018 e 2024. Os resultados indicam que a ABP melhora o engajamento e a retenção do conhecimento, mas exige capacitação docente e adaptação curricular. A conclusão destaca sua eficácia na educação contemporânea, reforçando a importância de sua implementação planejada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY