CENTRALIDADE DA ESCUTA ATIVA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19904

Palavras-chave:

Escuta Ativa. Educação Infantil. Desenvolvimento Infantil. Prática Pedagógica. Vínculos Afetivos.

Resumo

Este artigo científico explora a relevância da escuta ativa no contexto da educação infantil, investigando seu impacto no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Objetivou-se analisar como a prática da escuta atenta por parte dos educadores pode influenciar positivamente a construção do conhecimento, o estabelecimento de vínculos seguros e a promoção da autonomia infantil. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão bibliográfica, com análise de estudos teóricos e empíricos que abordam a temática da escuta na primeira infância. Os resultados apontam que a escuta ativa se configura como uma ferramenta pedagógica poderosa, capaz de fomentar a comunicação eficaz, a expressão de sentimentos e ideias, e o desenvolvimento da empatia nas crianças. As conclusões ressaltam a necessidade de formação continuada dos educadores para o aprimoramento de suas habilidades de escuta, enfatizando o papel crucial dessa prática na construção de um ambiente educativo acolhedor e estimulante para o pleno desenvolvimento infantil.

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Biografia do Autor

Gleice José Maria, Christian Business School

Doutoranda pela Christian Business School- CBS.

Diogenes Gusmão Coutinho, Christian Business School

Professor doutor pela Christian Business School- CBS.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

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Publicado

2025-06-20

Como Citar

Maria, G. J., & Coutinho, D. G. (2025). CENTRALIDADE DA ESCUTA ATIVA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 4189–4195. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19904